A administração de Nova Iguaçu dará início neste mês ao primeiro de dois ciclos de capacitações gratuitas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para os cursos de Almoxarife e Assistente de Controle de Qualidade.
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 10 e 14 de novembro, das 8h às 18h, através do formulário disponível em www.novaiguacu.rj.gov.br/semdettur/cursos.
As capacitações decorrem de uma colaboração entre o governo municipal, o SENAI e o SESI, contando com o suporte da FIRJAN, visando preparar especialmente os jovens para o mercado profissional.
O curso de Almoxarife é composto por dois módulos. O módulo básico, com 60 horas de carga horária, aborda princípios de logística e operações de transporte e armazenagem. Já o módulo profissional específico se concentra nas logísticas de recebimento, expedição e armazenagem, além de integrar competências profissionais, totalizando 120 horas.
A formação capacita o estudante a programar e gerenciar o recebimento de materiais, organizar o armazenamento e manter os registros atualizados no almoxarifado, respeitando normas técnicas, de segurança e meio ambiente. Com duração de 180 horas, o curso ocorrerá de 17 de novembro a 4 de fevereiro, no período da manhã. Para se inscrever, é necessário ter pelo menos 16 anos e estar cursando o ensino fundamental a partir do 7º ano.
O curso de Assistente de Controle de Qualidade possui 200 horas de duração e também é dividido em módulos básico e específico profissional. O módulo inicial abrange técnicas e conceitos de qualidade (50 horas), enquanto o módulo avançado discute ferramentas de qualidade, sistemas de gestão integrados e integração de competências profissionais (150 horas).
A capacitação prepara o aluno para efetuar o controle dos processos de qualidade, aplicando ferramentas e procedimentos de acordo com normas de segurança, saúde e meio ambiente. As aulas acontecerão no período da tarde, de 17 de novembro a 11 de fevereiro. Os requisitos incluem ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo.
O convênio, assinado em outubro, estipula um total de 360 vagas em 12 cursos de formação profissional. As próximas turmas serão de Eletricista de Obras e Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração. As inscrições deverão ser abertas ainda este ano, com o início das aulas previsto para janeiro.









