Às 11h, o Encontro de Cultura Popular promove a Roda de Capoeira com o Mestre Keto, do Centro Cultural Iguaçu Arte Capoeira. A proposta é uma vivência-espetáculo denominada “Corpo, Som e Memória”, uma experiência artística que associa a capoeira à sua vertente rítmica, corporal e simbólica, ressaltando fortemente a interconexão entre música, movimento e pertencimento.
Na sequência, às 14h, o Pequeno Grande Circo Brasil, proveniente do Centro Experimental de Teatro e Artes, apresenta o espetáculo “Optchá!”, que inclui performances de malabarismo, contorcionismo, palhaçaria, adágio e dupla acrobática. Esta apresentação constrói uma narrativa visual e sonora, combinando música ao vivo, coreografias e encenações lúdicas.
Às 15h, será a vez do Sarau Literário com a performance de Slam Poetry, executada por Chal Enigma, que revela o talento para o improviso poético e suas inúmeras possibilidades criativas. As exibições prosseguem às 16h, com a LM Company, companhia de dança, apresentando o espetáculo “Amado Timóteo”, uma obra cênica que integra movimento, palavras e música ao vivo.
A exposição “Cartada Humana”, de Ailton José, finaliza o dia de atrações, com a performance do artista e a interação do público, abordando temas representados como um jogo de cartas.
O III Festival de Artes de Nova Iguaçu é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O festival reúne performances de teatro, circo, artes plásticas, cinema, literatura, música, cultura tradicional e dança, que evidenciam os diversos talentos artísticos da cidade. A programação completa pode ser acessada em novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.







