Bloquinho do ESMUTI Atrai Centenas de Idosos em Nova Iguaçu

O carnaval iniciou-se antecipadamente no Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI). Na última quarta-feira (26), o espaço, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e situado no bairro da Luz, em Nova Iguaçu, organizou o tradicional “Bloquinho do ESMUTI”, que atraiu centenas de idosos para uma celebração vibrante com as clássicas marchinhas carnavalescas.

Além disso, a celebração teve a participação da bateria da Escola de Samba Tubarão de Mesquita e uma oficina de samba conduzida pelo instrutor Antônio Carioca. De acordo com Viviane Pereira, diretora do ESMUTI, o carnaval revive memórias afetivas entre os usuários. “Sempre procuramos realizar atividades festivas em datas commemorativas, mas no carnaval as expectativas deles são ainda mais intensas. Essas marchinhas antigas trazem boas recordações do passado e proporcionam momentos de grande alegria”, comenta Viviane.

Usuária do ESMUTI há mais de 10 anos, a dona de casa Margarida Euzébio de Jesus, de 79 anos, era uma das mais animadas durante a festa. Residente da Palhada, ela compartilha que frequenta o espaço de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. “Nos últimos 10 anos, participei de todas as atividades oferecidas aqui. Passo o dia todo me divertindo com os demais e só me retiro no fim da tarde. O ESMUTI é maravilhoso”, declara Margarida.

O ESMUTI é uma instalação gerida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Oferece uma variedade de atividades para indivíduos com mais de 60 anos, incluindo hidroginástica, fisioterapia, alongamento, treinamento funcional, aulas de zumba, caminhadas, danças, e oficinas de coral, corte e costura, origami, tai chi chuan, crochê, entre outros. As turmas variam de 10 a 60 participantes por aula. O espaço realiza cerca de 300 atendimentos diários, contando com mais de 800 idosos ativos.

No mês de março, novas inscrições estarão disponíveis para diversas atividades. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Também é imprescindível estar vinculado ao Cadastro Único e apresentar atestado médico.

O espaço localiza-se na Rua Luís de Matos, nº 736, no Bairro da Luz. O atendimento é realizado das 9h às 17h.

Deixe um comentário