Saúde Intensifica Ações de Combate ao Mosquito da Dengue em Todo o País

A erradicação do Aedes Aegypti continua sendo uma prioridade em Nova Iguaçu. Na semana anterior, a Superintendência de Vigilância Ambiental (SUVAM) em Saúde promoveu uma nova ação para coibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, zika e chikungunya. Informações da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) indicam que, neste ano de 2025, a cidade registrou 153 casos notificados de dengue e 21 casos confirmados.

Durante a operação, os agentes de combate a endemias realizaram visitas domiciliares e inspeções em ferros-velhos na área de Moquetá. O foco foi orientar os residentes sobre a relevância de eliminar locais que possam acumular água e possibilitar a reprodução do mosquito, assim como detectar e remover potenciais focos. Além disso, a atividade teve um aspecto educativo, com a intenção de aumentar a conscientização da população.

“Nossos agentes de saúde atuam diariamente para informar a população, realizando inspeções em depósitos e outras áreas suscetíveis à formação de focos do mosquito. Se cada cidadão dedicar dez minutos de sua atenção para eliminar possíveis criadouros, conseguiremos diminuir a incidência de doenças como dengue, zika e chikungunya”, afirma Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu.

Em Nova Iguaçu, as iniciativas de enfrentamento à dengue são abordadas através de três estratégias: o tratamento focal, perifocal e a utilização do carro fumacê. A primeira fase envolve visitas domiciliares para a aplicação de larvicida e eliminação de focos. A fase seguinte abrange intervenções em áreas mais amplas, com o emprego de borrifadores adulticidas em locais como borracharias, ferros-velhos e depósitos. O carro fumacê é utilizado em áreas com um número elevado de casos, onde o inseticida é aplicado para restringir a multiplicação dos mosquitos e minimizar seus focos.

Leandro Martins de Castro, um reciclador de 47 anos residente no bairro Moquetá, expressou sua gratidão pelo trabalho realizado pela Prefeitura em sua comunidade. “Como profissional da reciclagem, compreendo bem como a água pode se acumular em diversos lugares, por isso me esforço constantemente para manter tudo limpo e evitar acúmulo. No meu quintal, por exemplo, faço uma limpeza minuciosa”, concluiu Leandro.

Deixe um comentário