SEMAM Leva Educação Ambiental aos Alunos de Nova Iguaçu com o Projeto ‘Vai à Escola’

Na manhã desta quarta-feira (27), as disciplinas de português e matemática foram substituídas por aulas de educação e conscientização ambiental na Escola Municipal Vale do Tinguá, em Nova Iguaçu. Através do projeto “SEMAM Vai à Escola”, os 200 alunos da instituição aprenderam sobre agricultura, biodiversidade e a importância da preservação ambiental. Apenas neste ano, o programa alcançou 78 escolas no município, beneficiando mais de 20 mil crianças.

Os estudantes participaram de atividades lúdicas, adquirindo conhecimentos sobre animais peçonhentos, insetos e aves nativas da região. Além disso, tiveram aulas sobre cultivo doméstico e se divertiram pintando desenhos de animais com tintas naturais extraídas do solo.

Este projeto é parte integrante do Programa Municipal de Educação Ambiental, denominado Aprendendo e Preservando, uma colaboração entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Educação.

“Anteriormente, este projeto era realizado no interior do Parque Natural Municipal, porém percebemos a necessidade de levá-lo também para os estudantes em suas instituições. Envolvemos todos os setores que atuam na educação ambiental para esclarecer a função de cada um. As crianças podem começar a aprender sobre a preservação desde cedo”, declarou Lindinalva Dias, gestora ambiental e coordenadora do programa.

Uma das oficinas que mais intriga os alunos é sobre a diversidade animal. A relevância dos gambás para o ecossistema foi um dos assuntos abordados durante o programa.

“O gambá é o nosso herói anônimo, não é agressivo e não causa danos; pelo contrário, ele predador de animais peçonhentos, como cobras, escorpiões, caramujos e aranhas. As crianças devem compreender sua importância desde cedo, pois muitas pessoas acabam matando esse animal sem ter noção de seu papel no ecossistema”, afirmou Viviane Brito, coordenadora de educação ambiental.

A aluna Victória Xavier da Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Vale do Tinguá, levou para casa uma muda de cebolinha para cultivar. Durante o evento, ela recebeu a planta e se comprometeu a ensinar seu irmão sobre o cultivo.

“Além de amar as plantas, tenho uma grande paixão pelos animais. Meu sonho é ser bióloga. Esta educação que recebemos na escola é fundamental para ensinar os alunos a cuidarem do meio ambiente”, expressou a jovem.

Deixe um comentário