Na última terça-feira (19), comemorou-se o Dia do Empreendedorismo Feminino. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, visando reconhecer e promover a importância das mulheres como proprietárias de negócios. Em Nova Iguaçu, o Centro de Referência de Assistência Social Vila Iguassú, localizado no bairro Califórnia, tem como principal finalidade incentivar o empreendedorismo, estabelecendo meios para a geração de renda.
Inaugurado em junho, o CRAS Vila Iguassú, além de disponibilizar serviços socioassistenciais, também foca na inclusão produtiva e proporciona uma variedade de oficinas para os frequentadores. Apenas no primeiro trimestre de operação, 24 oficinas foram concluídas, capacitando aproximadamente 120 pessoas, das quais 80% eram mulheres. Entre essas participantes está Magali Cardoso, de 55 anos, que completou a oficina de culinária.
Casada há 29 anos com o comerciante João Márcio Vieira Cysneiros, de 58, Magali decidiu abdicar de seu emprego para se dedicar ao lar, ao marido e à filha, Maria Eduarda Cardoso Cysneiros, de 22 anos. Com a jovem prestes a se casar, Magali percebeu que era o momento de diversificar suas atividades. Optou, então, por se inscrever na oficina de culinária, aprimorando suas habilidades culinárias. Mais do que um espaço de convivência, o CRAS Vila Iguassú ofereceu a Magali a chance de empreender e conquistar sua autonomia financeira.
“Meu esposo nunca deixou faltar nada em casa para mim. Tudo que necessito, ele sempre me proporciona. Contudo, ter a oportunidade de trabalhar e conquistar minha própria renda é uma experiência libertadora. Agora posso ir à manicure fazer as unhas sem precisar solicitar dinheiro a ele”, celebra Magali, que atualmente produz doces e salgados para venda, incluindo bolos, doces de festa, tortas, empadão, pudim, suspiro e donuts, já com encomendas agendadas para janeiro.
A oficina de culinária é conduzida pela instrutora Daniele Cavalcante. De acordo com ela, o objetivo primordial desta e das demais oficinas oferecidas pelo CRAS é proporcionar um espaço de convivência que retire os participantes ociosos de seus lares para possibilitar interações sociais. Entretanto, os benefícios podem ultrapassar essa expectativa. “A oficina auxilia na redução da ansiedade, promove a autoestima e incentiva o espírito empreendedor”, revela Daniele.
Além das aulas de culinária, o CRAS oferece capacitações em biojoias, design de sobrancelhas e técnicas de tranças, pintura em tecido, corte e costura, confecção de laços e tiaras, crochê, manicure, pedicure e depilação.
“Essas oficinas proporcionam que os participantes deixem o CRAS com uma profissão que possibilitará a geração de renda para suas famílias”, afirma Elaine Medeiros, secretária municipal de Assistência Social.
Para se inscrever nas oficinas, é necessário comparecer ao local e realizar a inscrição nas capacitações desejadas. O CRAS Vila Iguassú está situado na Avenida Oscar Soares, no bairro Califórnia. O atendimento na unidade acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.