Esheley Cristina Pires Simão, com 19 anos, participou da categoria de Panificação. Ela criou os produtos seguindo um detalhamento técnico e foi avaliada segundo a conformidade com o que foi requisitado. Um dos destaques de sua prova foi um pão nutritivo, para o qual recebeu orientações durante o desafio.
“Foi uma experiência incrível. Foi um aprendizado significativo para minha trajetória profissional e pessoal, ampliando minha visão sobre as dificuldades da vida”, ressaltou a aluna, que é formada nos cursos de panificação e confeitaria.
A disputa contou com mais de 300 alunos enfrentando desafios que simulavam um cotidiano industrial. A preparação teve início muito antes da Etapa Estadual, com meses dedicados a estudos intensivos, orientação técnica e pedagógica. Os concorrentes foram avaliados pela excelência em suas especialidades, em provas que demandavam habilidades técnicas e decisões rápidas.
Na última edição da WorldSkills, em 2023, a Firjan SENAI teve uma participação marcante, com representantes que se destacaram na competição internacional. Edson de Mello, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, enfatizou a relevância do evento.
“A WorldSkills representa uma oportunidade singular para as empresas encontrarem jovens altamente capacitados, com sólida habilidade técnica e inovação. É também um momento destacado para os alunos e alunas, que têm a chance de se preparar para desafios reais da indústria e demonstrar suas competências, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades técnicas e interpessoais”.