A conservação, manutenção e desassoreamento de rios, valões e canais em Nova Iguaçu ocorre durante todo o ano como maneira de atenuar os efeitos das chuvas intensas, principalmente as do verão. Esta iniciativa, executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem como objetivo aprimorar a drenagem das águas pluviais, retirando lixo e detritos. O serviço é realizado periodicamente nos leitos dos rios da cidade e já resultou na remoção de 17 mil toneladas de resíduos somente em 2025.
Na última terça-feira (29), equipes da Prefeitura realizaram uma limpeza rotineira no Rio das Velhas, também conhecido como Rio Guaraná, em Miguel Couto. Foram removidas 400 toneladas de resíduos, o que é suficiente para preencher 16 caminhões de lixo. Atualmente, os trabalhos também estão sendo efetuados nos rios Botas e Cabenga, em Prados Verdes.
“Diante das alterações climáticas, as precipitações têm se tornado cada vez mais intensas. A limpeza dos rios não deve ser intensificada apenas nas chuvas de verão; ela deve ser executada ao longo de todo o ano para mitigar os riscos de transbordamentos”, declarou o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina.
Conforme a Secretaria de Serviços Públicos de Nova Iguaçu, além dos resíduos sólidos, como barro e lama, uma grande parte do material retirado dos rios da cidade durante as limpezas consiste em lixo doméstico e entulhos. Esses itens obstruem o fluxo da água e estrangulam o leito, contribuindo significativamente para o transbordamento.
“O lixo descartado de forma irresponsável nos rios da cidade forma uma barreira que dificulta o fluxo natural das águas. Temos recolhido muitos pneus, sacos de lixo doméstico, garrafas pet, caixas de leite e até janelas, portas e sofás. O descarte de lixo e entulho deve ser feito regularmente, conforme as orientações da Prefeitura, para que esse mesmo material não retorne para a casa dos moradores que utilizaram o rio como lixeira durante as chuvas, pois isso acaba contribuindo para o transbordamento do rio”, comentou o secretário de Serviços Públicos de Nova Iguaçu, Alexandre Ferreira da Silveira.
A Prefeitura disponibiliza um serviço gratuito de coleta domiciliar de entulhos, móveis, galhos, recicláveis e outros materiais através dos telefones (21) 4141-4920 (retirada de eletrônicos) ou 0800 023 2626; 2768-9234. ou 2768-8024 (retirada de eletrodomésticos), além da coleta de materiais recicláveis pelo e-mail [email protected].