Alunos de Escola de Nova Iguaçu Participam de Simulado de Emergência da Defesa Civil

O tempo que os 120 estudantes do turno matutino da Escola Municipal Colégio Especial Paul Harris, localizada no bairro da Posse, gastaram para evacuar a instituição foi de um minuto e 29 segundos, durante um exercício simulado do Projeto Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência através da Educação. Esta iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu também promoveu a capacitação de educadores e profissionais do setor.

A escola foi a primeira a acolher o programa este ano, que ainda irá visitar outras quatro instituições da rede municipal. Os objetivos centrais deste projeto incluem desenvolver a resiliência entre estudantes e educadores, diminuir o risco de desastres nas escolas, criar uma comunidade escolar preparada e capacitar tanto alunos quanto funcionários a identificarem potenciais riscos. Inaugurado em 2017, este programa já foi implementado em 39 escolas municipais de Nova Iguaçu, beneficiando 13.962 alunos, 1.886 educadores e demais colaboradores, totalizando 15.848 indivíduos capacitados.

“Este exercício simulado superou nossas previsões, esperando que os alunos levassem até três minutos para uma saída segura, mas conseguiram fazê-lo em apenas um minuto e meio. Os alunos com necessidades especiais mostraram desempenho excepcional, superando seus próprios limites. Eles assimilaram o treinamento rapidamente e desafiaram qualquer tipo de preconceito”, afirmou Vilson Santos, superintendente de Defesa Civil de Nova Iguaçu.

O projeto, que resulta de uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Estudo e Pesquisa sobre Desastres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi um dos destaques na VIII Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres nas Américas e no Caribe (PR23), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023.

A secretária de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virginia Andrade, sublinhou a participação dos alunos nas oficinas e nas atividades do projeto, além de como eles compartilham com seus familiares os conhecimentos adquiridos na escola.

“Venho aqui para acompanhar o simulado e saio da escola profundamente impressionada com tudo que nossos alunos realizaram, com tanto sucesso e aprendizado. Eles deixam a instituição mais capacitados e prontos para enfrentar uma emergência. Transformam-se em multiplicadores, passando suas experiências aos pais, possibilitando envolver toda a comunidade escolar através da escola”, relatou.

A estudante Rachel Rodrigues Pereira, de 20 anos, compartilhou que aprendeu a evacuar a escola de maneira organizada em situações de incêndio após o treinamento da Defesa Civil realizado na semana.
“Saímos da escola sem correria, sem tropeçar, sem empurrar os colegas e prendendo a respiração. Estou pronta para ajudar e deixar a sala de aula se necessário”, declarou a aluna, visivelmente entusiasmada.

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