Motivados pelo êxito de grandes competições, como o Rio Open, ocorrido no Rio de Janeiro na semana passada, jovens de Nova Iguaçu terão a chance de iniciar sua trajetória no tênis. A partir desta quarta-feira (26), a Prefeitura disponibilizará aulas gratuitas na Vila Olímpica da cidade, proporcionando um ambiente para o surgimento de novos talentos. O projeto objetiva abrir oportunidades para futuros atletas, como o prodígio carioca João Fonseca, com apenas 18 anos, que vem se destacando no esporte.
Os interessados poderão se dedicar ao tênis, que está se tornando cada vez mais popular na Baixada Fluminense, através de uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e o projeto social “Tênis Baixada”. A prática do esporte envolve diferentes grupos musculares, promovendo o fortalecimento físico, a melhora do condicionamento cardiovascular e a redução do estresse. Saltos, corridas e movimentos com a raquete contribuem para o desenvolvimento dos braços, pernas e tronco, além de beneficiar o sistema cardiorrespiratório.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Leandro Silva, o tênis é uma disciplina que pode ser utilizada para descobrir novos talentos no esporte local.
“Com treinadores qualificados e prontos, Nova Iguaçu pode identificar novos talentos para o tênis, assim como já fez em outras modalidades como futebol, vôlei e até skate. Com esta parceria, nosso intuito é também espalhar a prática para outros bairros”, esclarece.
Claudecir José dos Santos, presidente do “Tênis Baixada”, ressaltou a relevância da colaboração para a prática do esporte em Nova Iguaçu e afirmou que o projeto inclui aulas em bairros como Botafogo, Luz (Praça Vitória) e Jardim Tropical.
“Em 1977 eu conheci essa atividade maravilhosa e introduzimos o projeto em Nova Iguaçu há quatro anos. É uma modalidade que tem ganhado cada vez mais adesão entre crianças, jovens e até idosos. O tênis é um esporte acessível a todos”, assegura.
As aulas de tênis acontecerão todas as quartas-feiras, das 7h às 9h. A faixa etária abrange crianças a partir de 5 anos. Entre os inscritos estão as irmãs Helena, de 8 anos, e Júlia, de 11, que já praticam o esporte em uma praça no bairro Botafogo e agora utilizarão a estrutura da Vila Olímpica. A mãe das meninas, a esteticista Elen Ferreira Linhares Custódio, relata que o esporte transformou a rotina das filhas.
“Elas estão mais concentradas, suas notas melhoraram e o principal: estão mais dedicadas ao esporte do que às telas. O projeto será de grande relevância para as crianças necessitadas, pois as afastará da ociosidade e as envolverá em atividades saudáveis,” compartilha Elen.
Helena, por sua vez, tem um ídolo que admira no tênis: o espanhol Carlos Alcaraz. Seu sonho é se tornar uma atleta profissional no esporte com o qual se identifica tanto.
“Gosto de vôlei e futebol, mas o tênis é minha verdadeira paixão. Estou determinada a me tornar uma atleta profissional. Já aprendi a sacar e treino toda semana”, disse a jovem, que também se inspira no tenista promissor João Fonseca, de apenas 18 anos, que participou do Rio Open.
Para se inscrever nas aulas, basta comparecer à secretaria da Vila Olímpica, situada na Rua Luís de Lima, 288, no Centro de Nova Iguaçu. É necessário trazer uma cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, uma foto ¾ e atestado médico. Além das aulas de tênis, o espaço também oferta atividades telles como basquete, futsal, vôlei, defesa pessoal, handebol e ginástica rítmica.