Nova Iguaçu se prepara para inauguração do segundo Museu de Arqueologia e Etnologia da Região Sudeste

Neste dia em que celebra 192 anos, Nova Iguaçu avançará mais um passo na proteção de sua herança. Na próxima quarta-feira (15), a partir das 14h, a Administração Municipal realizará a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu, MAE/NI. Este será o pioneiro museu da Baixada Fluminense e o segundo da área de Arqueologia e Etnologia no sudeste do Brasil. Até o momento, o único existente localiza-se na Universidade de São Paulo (USP).

O museu será construído no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, na zona do Tinguá, um local que simboliza o princípio da história da cidade. Uma parte do acervo arqueológico do local, que já possui mais de 150 mil fragmentos encontrados em escavações, será exibida ao público durante o evento que também celebrará a inauguração do pórtico do parque.

As festividades pelo aniversário da cidade incluem também uma missa solene, programada para as 10h, na Catedral de Santo Antônio, além da entrega da Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano, que ocorrerá às 19h no Complexo Cultural Mario Marques.

O que conhecer no parque:

– Marco Zero da Estrada Real do Comércio
– Torre do Sino
– Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e dos Homens Pretos
– Cemitério da antiga Vila de Iguaçu (atualmente ativo)
– Porto da Praça de Comércio da antiga Vila de Iguaçu
– Sítio arqueológico da antiga Câmara e Cadeia (a maior casa de Câmara e Cadeia da província do Rio de Janeiro durante os anos de 1830, época em que Iguassú era a vila mais relevante da província do Rio de Janeiro.
– Visita ao sítio arqueológico onde estão sendo realizadas escavações pela Superintendência de Pesquisas Arqueológicas da Cidade de Nova Iguaçu

Deixe um comentário