Aqueles que visitarem a Prefeitura poderão apreciar de perto as exposições “Personalidades Históricas Iguassuanas” e “Panoramas de Nova Iguaçu em 1932”, pertencentes à coleção Arruda Negreiros. Serão aproximadamente 50 painéis com imagens antigas que ilustrarão um pouco da trajetória da cidade.
Na quarta-feira (15), às 10h, uma missa solene será realizada em homenagem ao município, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. A partir das 14h, ocorrerá a inauguração do Pórtico do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, bem como o lançamento da pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu.
O prefeito Dudu Reina, junto com as equipes da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), realizará uma visita às obras do Parque Histórico e às escavações arqueológicas da Casa da Câmara e Cadeia da antiga Vila de Iguassú, situadas na Rua das Flores, no Barão do Guandu.
Ainda no mesmo dia, às 19h, haverá a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano. O evento acontecerá no Complexo Cultural Mário Marques – Teatro Sylvio Monteiro, localizado na rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Personalidades serão agraciadas em reconhecimento à sua notável trajetória e valioso legado para a cultura local.
Música e corrida encerram as festividades
Para concluir a programação especial de aniversário da cidade, no sábado, 25 de janeiro, os iguaçuanos poderão desfrutar de um show de Pop Rock dos Anos 80, com Silvinho Blau-Blau e convidados como Avelar Love (João Penca e seus Miquinhos Amestrados), Cícero Pestana (ex-Dr Silvana & Cia) e a cantora Rosana. A abertura ficará a cargo da banda RC Band, a partir das 16h. A partir das 18h, será promovida uma corrida e caminhada, com ponto de partida na Via Light, próximo à Vila Olímpica, e deve atrair cerca de 3 mil participantes.