Festival de Artes de Nova Iguaçu Atinge a Reta Final com Grande Expectativa!

A penúltima semana do Festival de Artes de Nova Iguaçu promete proporcionar aos moradores iguaçuanos uma abundância de entretenimento por meio de atividades gratuitas nas áreas de cinema, artes visuais e teatro. Este evento é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e das secretarias de Educação e Cultura.

No primeiro dia de atividades, na próxima segunda-feira (27), a Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, localizada em Austin, sediará a Mostra de Artes Visuais, com a exibição do filme “Veio do Nordeste”, às 18h30. O curta-metragem de Daniel Guerra e Ingrid Lima enfoca as contribuições culturais e musicais dos migrantes nordestinos em Nova Iguaçu.

O cinema continuará a ser o foco na terça-feira (28), agora na Escola Municipal Abílio Ribeiro, em Cabuçu. Será exibido o documentário “Mãos à Arte”, que retrata a prática do handebol no município, desde seu auge, por volta da década de 1970, até a atualidade.

Os entusiastas do Hip Hop terão a chance de conhecer um pouco mais sobre a trajetória de 5 MC’s iguaçuanos: Dudu de Morro Agudo, Léo da XIII, Átomo, Lisa Castro e Kall, cujas histórias são narradas pelo olhar de suas mães no filme “Mães do Hip-Hop – 15 anos depois”, a ser exibido na quarta-feira (29), às 14 horas, na Escola Municipal Professora Enilsa Barros dos Santos Chiconelli, em Austin.

No mesmo dia, também em Austin, a Escola Municipal Walfredo da Silva Lessa receberá a exposição “Arte em Movimento”, de Kamila Mendes. Conhecida artisticamente como Kart, a escultora explora a tridimensionalidade como forma de expressão, investigando emoções, sentidos e a conexão entre forma, espaço e materialidade. O evento tem início às 18h30.

Encerrando a semana, o Teatro Sylvio Monteiro, situado no Centro, irá acolher na quinta-feira (30) a apresentação da peça “Zimba”, pela Companhia Ar Cênico. A produção, dirigida por Humberto Assumpção, presta homenagem ao dramaturgo polonês Ziembinski e convida o público a mergulhar no delírio coletivo da criação artística. A entrada é gratuita.

O 3º Festival de Artes de Nova Iguaçu, que se conclui no dia 6 de novembro, disponibiliza ao público uma variedade de apresentações de teatro, circo, artes plásticas, cinema, literatura, música e cultura tradicional, enfatizando os diversos talentos da cidade. A programação completa pode ser acessada em: novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.

Deixe um comentário