O sábado (18) foi dedicado à promoção da saúde em Nova Iguaçu. A Prefeitura organizou o Dia D Nacional de Multivacinação, com 60 unidades de saúde da Atenção Primária disponíveis das 8h às 17h para atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. O movimento foi bastante expressivo nos postos ao redor da cidade.
Foi disponibilizada uma variedade de vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre elas, estavam: BCG, Hepatite B, Dengue, Covid, Pneumocócica 10-valente, Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, Hepatite A e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
O subsecretário de Atenção Primária em Saúde, Bruno de Castro, destacou a relevância da ação.
“A atualização da caderneta é fundamental. As vacinas preservam vidas e são parte essencial na prevenção e promoção da saúde. Por isso, os responsáveis devem atentar-se às doses que faltam. Além do Dia D, nossas unidades continuam vacinando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.”
Na Policlínica Regional da Família de Ambaí, um dos locais mais frequentados, Cíntia Madona Estrela, de 38 anos, levou a filha Manuelle, de 4 anos, para receber as vacinas da DTP e da VIP (paralisia infantil).
“Eu não descuido da saúde da minha filha. As vacinas me proporcionam segurança, tanto que ela raramente adoece. A prevenção é a melhor alternativa”, declarou.
A residente do bairro, Larissa Dias, levou seus três sobrinhos — Anthony (6), Davi Luiz (9) e Tuany (10) — para atualizar a caderneta de vacinação.
“Hoje fui mãe por um dia”, brincou. “Um deles tem receio da agulha, mas foi rápido e ele compreendeu que é necessário. A vacinação é um ato de amor”, afirmou.
Dia D também do Outubro Rosa
Enquanto as crianças e adolescentes eram imunizados, as Clínicas da Família e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade também abriram suas portas para o Dia D do Outubro Rosa, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
As unidades funcionaram em horário integral neste sábado, das 8h às 17h. Foram oferecidos exames preventivos (Papanicolau), exame clínico das mamas, agendamento de mamografias e orientações sobre autocuidado.
“A mulher se dirige à unidade mais próxima, passa pela triagem e já sai com o exame agendado, com dia e hora definidos. Nos dois primeiros sábados deste mês, mais de sete mil mulheres buscaram consultas e exames”, ressaltou Bruno de Castro, que acompanhou o atendimento nos locais.
Na Policlínica de Ambaí, a agente comunitária Rosemere da Cruz Santos, de 61 anos, aproveitou o sábado para cuidar de sua saúde.
“Durante a semana é mais complicado. Aqui fui atendida em menos de 10 minutos e já saí com o pedido de exame de sangue e consulta com nutricionista. É maravilhoso ter essa facilidade próxima de casa”, explicou.
As unidades de saúde continuarão prestando atendimentos do Outubro Rosa nos dois próximos sábados, das 8h às 13h. Ao mesmo tempo, a Campanha Nacional de Multivacinação seguirá até 31 de outubro.