Festival de Artes de Nova Iguaçu Promove Eventos em Escolas e Inclui Atividades para Idosos

Música, artes visuais, literatura, dança e cinema são os principais atrativos da segunda semana do III Festival de Artes de Nova Iguaçu. Iniciado na última quarta-feira (10), no Complexo Cultural Mário Marques, o festival proporciona atividades culturais gratuitas para variados públicos. Desta vez, a programação ocorrerá em um espaço destinado a idosos da cidade, além de duas escolas locais.

Nesta quinta-feira (18), a partir das 9h30, o Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI), localizado no bairro da Luz, receberá três atrações. O evento permitirá ao público apreciar a beleza da exposição “Ser Terrena”, da artista plástica Ane Alves, que sugere uma imersão no universo feminino, explorando a ligação entre as mulheres e a espiritualidade ligada à terra.

Em seguida, a oficina “Dançando com Arte”, ministrada por Luís Dias e Isa Rodrigues, convidará os participantes a experienciar os movimentos da dança de salão além dos passos, promovendo a integração, o bem-estar e a convivência entre os indivíduos. O músico iguaçuano Beto Rocha também se apresentará, trazendo sua identidade sonora que se conecta com a riqueza e diversidade da MPB. O ESMUTI está situado na Avenida Luís de Matos, nº 736, no bairro da Luz.

Na sexta-feira (19), às 13h, o Colégio Estadual Professora Venina Correa Torres, no Jardim Santa Eugênia, será o palco do Sarau Literário com o escritor Idimarcos Campos. Ele realizará a leitura do livro “Contos em conexão” e promoverá uma palestra formativa para incentivar a leitura e a escrita entre os alunos. “Só nos encontramos neste mundo quando escrevemos a própria história”, afirma ele, que além de escritor, é professor de literatura.

Na próxima segunda-feira (22), às 18h30, o cinema será um dos destaques no Festival de Artes, com a exibição do documentário “Sylvio Monteiro: alma inquieta”, dirigido por Tigu Guimarães. Trata-se de uma imersão no universo de Sylvio Monteiro, um verdadeiro artista do povo, cuja obra buscava dar voz, através de suas apresentações, à essência da população de seu território. Reconhecido como ícone da cultura iguaçuana, ele deixou sua marca com sua energia singular no palco, especialmente no espetáculo “Sapatos”.

A terceira edição do Festival de Artes conta com 55 atrações e se estenderá até 31 de outubro, apresentando uma programação completamente gratuita, focada na valorização da produção artística local e na formação de plateias, com ênfase especial no público infanto-juvenil das escolas do município e de instituições como a APAE, o ESMUTI, o CRAS e o CAIESP. O festival é promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Toda a programação do III Festival de Artes de Nova Iguaçu pode ser acessada semanalmente em https://www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes/.

Deixe um comentário