Casa de Cultura Receberá Exposição Inédita sobre o “Vulcão de Nova Iguaçu”

Cada iguaçuano que tem um bom conhecimento da cidade já escutou sobre o “vulcão de Nova Iguaçu”. Contudo, poucas pessoas se aventuraram pela trilha que conduz a um dos pontos turísticos mais célebres da localidade. Com isso, a Prefeitura irá apresentar ao público uma parte desta notável formação geológica com a exposição “Na Trilha do Vulcão”. A abertura ocorrerá nesta quarta-feira (27), às 19h, no Complexo Cultural Mário Marques, onde ficará disponível até 27 de setembro.

“Muitas pessoas se questionam se realmente houve um vulcão em Nova Iguaçu. Outras, por sua vez, desconhecem essa narrativa e jamais estiveram no local. Portanto, se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé. Esta exposição oferece ao público amostras autênticas das rochas da área, que irão revelar esse enigma”, afirma o secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro.

Além dos excertos extraídos da Serra do Vulcão, a mostra contará também com painéis fotográficos acompanhados de textos que exploram diversas teorias científicas. Isso é o que salienta o curador Igor Caravana.

“Há uma linha do tempo de investigações científicas ao longo dos anos, desde o século XIX, com várias teorias, onde cada pesquisador possui uma interpretação particular. As afirmações foram sendo alteradas ao longo da trajetória com a introdução de novas técnicas nas análises”, informa Igor, que se esquiva de fornecer os chamados spoilers. “Aqueles que desejam descobrir se há ou não um vulcão em Nova Iguaçu devem visitar esta exposição”.

A exposição “Na trilha do vulcão” poderá ser apreciada gratuitamente de terça a sábado, das 10h às 17h. O Complexo Cultural Mário Marques está situado na Rua Getúlio Vargas, nº 51, Centro de Nova Iguaçu.

Deixe um comentário