Prazo Final: Inscrições para o Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu Encerram em 31 de Agosto

O prazo para o cadastramento de novos artesãos e artesãs, bem como para o recadastramento dos profissionais, se encerra no dia 31 de agosto no Programa Municipal de Artesanato da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). Os interessados devem realizar a pré-inscrição diretamente na FENIG, localizada na Rua Governador Portela, nº 812, 2º andar, Centro, ou acessando www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/programadeartesanato/cadastramento/.

Instaurado em 2017, o Programa Municipal de Artesanato possui atualmente 2.760 profissionais cadastrados, dos quais 95% são mulheres. A participação neste programa proporciona uma chance de maior visibilidade para a promoção de seus produtos, além de possibilitar a aprendizagem de novas técnicas de confecção. Artesãos e artesãs são convidados a participar de 11 feiras e de dois espaços promovidos pela FENIG, onde podem comercializar seus produtos, incluindo a loja FENIG Mais Top, localizada no TopShopping.

“Os cadastrados também têm acesso a atividades de capacitação, como oficinas e cursos que abrangem novas técnicas, marketing digital e vendas. Além de manterem os benefícios, os artesãos que realizarem o recadastramento poderão adicionar uma nova técnica àquelas já registradas em seus cadastros”, ressalta o Presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.

O Programa Municipal de Artesanato promove geração de trabalho e renda, ao mesmo tempo que capacita os profissionais que participam do desenvolvimento da Economia Criativa de Nova Iguaçu. O artesanato é uma via fundamental para o empreendedorismo nas famílias iguaçuanas. Os artesãos estão presentes nos eventos mais relevantes da cidade, como as festividades tradicionais de São Jorge, Santo Antônio e do Aipim, assim como em âmbito estadual e nacional, participando de eventos como Rio Artes Manuais, Expo Turismo e a Mega Artesanal em São Paulo, o maior evento do setor na América Latina.

Desde o início das inscrições, em 18 de julho, 214 artesãos concluíram o recadastramento, enquanto outros 232 efetivaram o primeiro cadastro. Após o término do período de inscrições, estes últimos serão convocados para uma avaliação presencial de suas produções artesanais. Se aprovados, os novos artesãos receberão a carteirinha do programa, permitindo que desfrutem dos benefícios oferecidos.

Deixe um comentário