“A Firjan SENAI se destacou como a primeira instituição de formação profissional no Brasil a implementar o FabLab como uma abordagem de Educação Profissional vinculada aos processos educacionais de nível técnico. O FabLab incentiva a educação como fundamento para o estabelecimento de uma cultura de inovação e aplicação em todos os cursos técnicos da Firjan SENAI”, ressaltou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
A previsão é que, em Nova Iguaçu, aproximadamente 1,5 mil estudantes sejam atendidos ainda neste ano. “Esta nova unidade do FabLab agrega ainda mais valor à Firjan SENAI Nova Iguaçu, que já proporciona um serviço de excelência em diversos setores e impulsiona o avanço da indústria. Os laboratórios favorecem uma formação orientada na construção do conhecimento por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação”, comentou Marcelo Kaiuca, presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região.
Tecnologia de ponta e equipamentos à disposição da formação profissional
Através do FabLab, é viável o compartilhamento de conhecimentos, com o desenvolvimento de projetos utilizando computadores, softwares de design gráfico e máquinas de fabricação digital para criar protótipos. O ambiente favorece a aprendizagem de maneira interdisciplinar, com a realização de atividades que envolvem diferentes campos de estudo. Dessa forma, um aluno do curso automotivo pode participar de projetos nas áreas de eletricidade ou mecânica, por exemplo.
Além da variedade de equipamentos e tecnologias disponíveis, a rapidez com que as ideias se concretizam impressionou os empresários durante a visita ao novo FabLab. O estudante do curso de Eletroeletrônica, Isaac Ferreira Sarmento, de 18 anos, surpreendeu com seu projeto: um dispositivo de monitoramento de chuvas intensas, destinado a emitir alertas às comunidades para o escoamento de áreas consideradas de risco. Ele começou a desenvolver a ideia há um mês e, em um único dia de trabalho, já tinha peças e equipamentos prontos para os testes. “Um espaço como este é fundamental para a nossa formação. Todo curso técnico deveria contar com um local assim”, enfatizou.