“O intuito é atender o maior número possível de cidadãos e acelerar as filas de exames e consultas, principalmente nas áreas com maior procura. Optamos por agosto para coincidir com o Dia Nacional da Saúde, celebrado no último dia 5”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
A iniciativa já tem recebido apreciação. Cássia dos Santos, que acompanhou sua mãe, de 68 anos, para a avaliação de risco cirúrgico na Policlínica Dom Walmor, enfatizou a organização.
“Eles sempre fazem contato para recordar e informar sobre o agendamento. Este novo sistema é eficiente e previne que ela perca as consultas, uma vez que todo o procedimento é realizado na própria unidade”.
Os agendamentos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde conforme a fila de cada especialidade, sem marcação no mesmo dia. Para assegurar o atendimento, é essencial que o cadastro do paciente esteja atualizado, pois a confirmação é feita por telefone ou aplicativo de mensagem.
Vacinação ampliada
Simultaneamente, todas as 58 unidades de Atenção Primária do município estarão abertas aos sábados de agosto, das 8h às 13h, para a atualização da caderneta de vacinação. Estão disponibilizadas vacinas de rotina e de campanhas, como gripe e Covid-19, visando aumentar a cobertura vacinal infantil e de adultos — que registrou uma queda no último ano.
A lista com os endereços das unidades pode ser acessada neste link:
https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/rotina/