Com o objetivo de assegurar uma melhor mobilidade urbana, segurança e comodidade para os passageiros, especialmente aqueles com necessidades especiais, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, está promovendo vistorias em 310 ônibus que atendem as 63 linhas da cidade. Este processo de fiscalização, que teve início no dia 4 de agosto e se estende até o final deste mês, ocorre nos pontos finais e garagens das empresas operadoras.
Nesta terça-feira (12), servidores da Secretaria realizaram a inspeção dos coletivos nos terminais da Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro, das empresas Reserva de Tinguá e Serra do Vulcão. Durante a ação, foram checadas as condições dos assentos, limpeza, funcionamento adequado das setas, limpadores de para-brisa, buzina, sinalizadores e lanternas dos veículos, além de pneus e rampas de acessibilidade.
“A fiscalização é realizada periodicamente para assegurar que o transporte em Nova Iguaçu mantenha um padrão de qualidade, com segurança, eficiência e previsibilidade para os passageiros”, declarou Jorge Rocha, diretor de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.
Se durante a inspeção forem identificados veículos que representem risco de acidentes, com pneus em estado inadequado ou com vidros quebrados, o ônibus é imediatamente retirado da circulação e levado à garagem da empresa, acompanhado de um laudo detalhado da vistoria, que relaciona todas as irregularidades constatadas que precisam ser corrigidas.
“Quando encontramos um coletivo com problemas menos sérios que não oferecem perigo, a empresa é notificável e deve atender às exigências. Somente após uma nova inspeção, o ônibus pode retornar à operação normalmente”, finalizou Rocha.