A qualidade da mobilidade urbana em Nova Iguaçu está prestes a experimentar um avanço significativo. Nesta quinta-feira (17), o prefeito Dudu Reina recebeu o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para uma visita orientada a duas obras cruciais que prometem aprimorar substancialmente o tráfego da cidade: o viaduto de Comendador Soares e o viaduto em construção adjacente ao Viaduto Dom Adriano Hipólito, situado no Centro. Essas iniciativas estão sendo desenvolvidas através da colaboração entre os governos municipal e estadual.
“Essas obras são fundamentais para a mobilidade urbana tanto no Centro quanto em Comendador Soares. Este era um anseio de toda a população que começou a tomar forma na administração anterior e se tornará realidade em nossa gestão”, declarou Dudu Reina, acompanhado do ex-prefeito Rogerio Lisboa.
O governador Cláudio Castro elogiou a continuidade dos esforços que estão sendo implementados em Nova Iguaçu e lembrou que a construção do viaduto de Comendador Soares é um legado de uma gestão anterior do Estado. “Esta é uma obra que a população aguardava há mais de 10 anos. Fico satisfeito que finalmente esteja se concretizando graças a esta colaboração entre o Estado e a Prefeitura”, celebrou Castro.
Com cerca de 250 metros de comprimento, o Viaduto de Comendador Soares irá conectar a Avenida Lafaiete Pimenta à Avenida Tancredo Neves, atravessando a ferrovia. Ele terá tráfego em ambas as direções e deverá acomodar, em média, 3,5 mil veículos diariamente. As obras foram reiniciadas em dezembro de 2023 e já estão 70% completas.
Semelhante ao viaduto de Comendador Soares, o novo viaduto do Centro também terá aproximadamente 250 metros de extensão. Contudo, este funcionará em mão única, no sentido do bairro da Luz. Assim, o Viaduto Dom Adriano Hipólito, que atualmente opera em mão dupla, passará a funcionar exclusivamente no sentido Centro. A construção teve início em abril do ano passado.
Além da visita aos viadutos, Dudu Reina e Cláudio Castro estiveram no Rio Imagem, que completou dois anos de operação com mais de 1,7 milhão de exames realizados nesse intervalo, e no Hospital Estadual Ricardo Cruz (Hercruz).