A gestão municipal de Nova Iguaçu aproxima-se ainda mais do cidadão. Na última segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Atendimento Geral e Ouvidoria (SEMAGO) lançou seu programa de Ouvidoria Móvel. O propósito é descentralizar o atendimento, que anteriormente era realizado somente de forma presencial na sede do governo, levando-o para as ruas da cidade.
Este programa oferece à população acesso aos mesmos serviços disponíveis na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), como a realização de cadastros, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e pedidos de isenção de impostos. Além disso, também é viável solicitar serviços como tapa buraco, desobstrução de esgoto, melhorias na iluminação pública, desocupação de áreas públicas, saneamento básico e outros.
No dia inaugural do atendimento móvel, a tenda da Ouvidoria foi instalada na Rua Shirley Tinoco, em frente à Praça Vila Tânia, no bairro Ouro Verde, na área de Comendador Soares. Aproximadamente 60 pessoas compareceram ao local para buscar serviços. Uma delas foi a dona de casa Solange da Silva Melo, de 50 anos. Em função do IPTU atrasado, ela procurou informações para regularizar sua situação.
“Realizei um parcelamento, mas não consegui efetuar o pagamento, pois estou sem emprego. Vim aqui hoje para me informar sobre o que é necessário para quitar a dívida”, afirmou Solange, que saiu satisfeita com o atendimento. “Essa Ouvidoria Móvel é excelente para quem reside longe do Centro e não tem tempo de ir à prefeitura”, acrescentou.
Outro morador de Ouro Verde, Wallifer Jesus Costa Ramos, de 29 anos, aproveitou a presença da equipe da SEMAGO para relatar um problema em uma via do bairro. “Há um bueiro nessa área que está com o ralo quebrado e pode ocasionar um acidente. Por isso, vim aqui para registrar essa situação e solicitar o reparo”, disse Wallifer, que trabalha em um lava-jato perto do local.
“Com as solicitações dos moradores em mãos, iremos encaminhar para as secretarias competentes para que as demandas sejam atendidas de modo mais ágil, levando sempre em conta a complexidade dos pedidos”, destacou o secretário da SEMAGO, Ricardo Rosas. “Nova Iguaçu possui uma grande extensão territorial, portanto, levaremos a Ouvidoria Móvel para mais perto da comunidade, diminuindo a distância entre a população e o governo. Isso permitirá desburocratizar o atendimento e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura”.
A próxima edição do Programa Ouvidoria Móvel ocorrerá na quinta-feira (26), na Praça de Jardim Alvorada, no bairro homônimo, também na área de Comendador Soares, a partir das 10h.