A administração municipal de Nova Iguaçu está promovendo o registro de novos protetores de animais em situação de rua, visando mapear, estruturar e reforçar a rede de proteção animal por meio de iniciativas colaborativas e programas oficiais. O registro pode ser realizado presencialmente na Secretaria Municipal de Defesa e Proteção Animal (SEMDEPA), situada na Rua Iracema Soares Junqueira, 65, Centro, ou pelo WhatsApp, através do número (21) 3766-3341. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Para se cadastrar, é necessário preencher um formulário e apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Podem participar protetores independentes, resgatadores, cuidadores de colônias e todos que atuam voluntariamente em favor da causa animal.
“Atualmente, temos 64 protetores cadastrados em Nova Iguaçu. Sabemos que esse quantitativo é bem maior e queremos agregar cada vez mais indivíduos a esta causa, que visa diminuir o abandono de cães e gatos e promover a adoção responsável. Juntos, podemos resgatar mais vidas e edificar uma cidade mais acolhedora para nossos animais”, declara Marcelo Reis, secretário da SEMDEPA.
Os protetores registrados têm prioridade nas campanhas de adoção organizadas pela secretaria, que já resultaram em mais de 300 adoções desde 2023, além de terem preferência na castração e vacinação antirrábica dos animais de estimação.








