Festival de Artes de Nova Iguaçu: Cinema e Literatura Chegam até Alunos da Educação de Jovens e Adultos

A fusão da Educação com a Cultura é a essência do 3º Festival de Artes de Nova Iguaçu, que está oferecendo diversas atrações gratuitas em escolas do município e em espaços públicos. A agenda da semana inclui exibições de filmes e saraus literários, além da interatividade entre produtores culturais, professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Festival de Artes é promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da FENIG (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O filme “Ouro Azul”, sob a direção de Felipe Roz e Drielle Moura, será apresentado nesta segunda-feira (20), às 18h30, na Escola Municipal Janir Clementino Pereira, localizada em Miguel Couto. A narrativa ressalta a Vila de Matagal, uma comunidade que clama por seus direitos à terra e contra a comercialização de seus rios, celebrando as histórias de sua origem. Já na terça-feira (21), também às 18h30, na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti, em Cabuçu, será exibido o filme “Narrativas e Vozes do Movimento Negro”, de Ozias Inocêncio, que retrata as ações de ativistas étnico-raciais e de direitos humanos, alinhando-se ao que prevê a legislação, especialmente ao Estatuto da Igualdade Racial.

Na quarta-feira (22), será exibido o documentário “Cidade e Poesia”, de Nathália Cabral, na Escola Municipal Marcílio Dias, em Santa Rita, apresentando uma Nova Iguaçu onde a cultura transborda em cada esquina, e a literatura se transforma em uma ferramenta de memória e mudança. Na quinta-feira (23), as palavras assumem o protagonismo no Sarau Literário “Entre Linhas e Raízes”, que promove reflexões sobre negritude, identidade e território, na Escola Municipal Professor Ruy Afrânio Peixoto, em Miguel Couto.

Para concluir a semana, o autor Idimarcos Campos lidera o sarau “Contos em Conexão”, na sexta-feira (24), às 18h30, na Escola Municipal Professora Eliana Souza Papaleo, em Cabuçu.

O 3º Festival de Artes de Nova Iguaçu prossegue até o fim de outubro com apresentações de teatro, circo, artes plásticas, cinema, literatura, música, cultura tradicional e dança, que reafirmam os diversos talentos da cidade. Neste ano, são 55 exibições gratuitas, com uma programação especificamente voltada ao público infanto-juvenil. A agenda completa está disponível em novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.

Deixe um comentário