Em comemoração à campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Nova Iguaçu deu início, nesta terça-feira (14), ao projeto “Entre Nós”, uma iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) destinada ao cuidado, acolhimento e valorização da autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer. Um dos principais objetivos da ação é a coleta de cabelos humanos para a confecção de perucas, que serão distribuídas gratuitamente a mulheres que enfrentam a perda de cabelo, não apenas devido ao câncer, mas também a doenças como lúpus e alopecia.
A doação de cabelos pode ser feita nos centros de Assistência Social, como CRAS e CREAS. Os fios devem ser entregues secos e amarrados com elástico no momento da doação. Eles passarão por um processo de higienização, serão separados por cor e devidamente armazenados. A fabricação das perucas será realizada pela equipe de costura criativa da SEMAS nas unidades do CRAS Monte Verde e no Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI), este último também tendo como objetivo valorizar a autoestima de mulheres idosas atendidas pela rede.
“O projeto “Entre Nós” visa promover o acolhimento, empatia e restaurar a autoestima das mulheres que passam por tratamento contra o câncer e outras condições que causam a queda de cabelo. A iniciativa procura criar laços entre as doadoras voluntárias e as beneficiárias, estabelecendo uma rede de cuidado e solidariedade que transcende a estética, abrangendo dimensões de dignidade, afeto e esperança para todas nós”, afirma Elaine Medeiros, secretária municipal de Assistência Social.
A primeira doadora a ser recebida pela SEMAS foi a economista iguaçuana Vitória Cabral de Carvalho, de 31 anos, residente no bairro Carmari. Há 11 anos, ela enfrentou a perda de seu irmão mais velho, Vitor Cabral, em decorrência de um câncer raro.
“Estou ciente de o quão difícil e devastador pode ser esse diagnóstico. Não há nada mais motivador e encorajador para enfrentar esses momentos do que ter pessoas ao seu redor que ofereçam incentivo e ajudem a suportar essa carga. E a autoestima, nesse percurso, faz toda a diferença. O que temos em excesso pode transformar a vida de alguém, trazendo sorrisos e uma dose de esperança”, destaca Vitória, que já participou de outras iniciativas da prefeitura relacionadas à campanha Outubro Rosa, como a Serenata Rosa.
As mulheres interessadas em receber uma peruca deverão se registrar, podendo indicar preferências quanto à cor e ao tamanho, dentro da disponibilidade dos materiais. A distribuição será prioritária para as moradoras de Nova Iguaçu.
Além da doação de perucas, o projeto “Entre Nós” contará com atividades especiais que oferecerão serviços de cuidado e bem-estar, como maquiagem e tratamento capilar, desenvolvidos especialmente para mulheres que enfrentam os efeitos do tratamento oncológico.