Nova Iguaçu deu início, nesta segunda-feira (6), à Campanha Nacional de Multivacinação. Até o dia 31 de outubro, crianças e adolescentes até 15 anos, que tenham doses de vacinas em atraso, poderão atualizar suas cadernetas de imunização.
Mais de 60 unidades de saúde estão envolvidas na campanha, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h. Duas delas possuem horários especiais: a Policlínica do Shopping Nova Iguaçu, aberta das 8h às 20h, e o Centro de Saúde Vasco Barcelos, que atende todos os dias, das 8h às 14h. No sábado, 18 de outubro, ocorrerá o Dia D de Mobilização, com a finalidade de aumentar a cobertura vacinal no município.
“É essencial manter a caderneta de vacinação atualizada para proteger nossas crianças e adolescentes de doenças preveníveis. A campanha representa uma oportunidade para que os pais ou responsáveis assegurem a proteção de seus filhos,” ressalta Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, secretário municipal de Saúde.
Monique Mendonça, de 43 anos, levou seu filho João Mendonça, de apenas seis meses, ao Centro de Saúde Vasco Barcelos, na tarde dessa segunda, para receber a segunda dose da vacina meningocócica. “O custo da prevenção é bem menor do que o valor gasto com o tratamento da doença. Prevenir é um ato de amor. Vacinar é extremamente importante,” afirma.
A pequena Eloah, de 4 anos, também aproveitou o primeiro dia da campanha, acompanhada da mãe, Débora Serafim, que elogiou o atendimento na unidade. “Gosto de vir ao Vasco Barcelos porque as enfermeiras são muito cuidadosas. Elas tratam as crianças com grande dedicação. É reconfortante saber que os profissionais irão zelar pelos nossos filhos com atenção e carinho.”
Os pais ou responsáveis devem trazer a caderneta de vacinação de crianças ou adolescentes no momento do atendimento.