Festival de Artes de Nova Iguaçu Promove Semana Repleta de Atrações e Saraus Literários em Destaque

A literatura será celebrada na quinta semana do III Festival de Artes de Nova Iguaçu. Sarais com autores e produtores literários da cidade proporcionarão cultura e poesia para os jovens das escolas do município. Além disso, outras atrações estão programadas, como teatro, circo e cinema. Os eventos são organizados pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

As atividades da semana terão início na terça-feira (7), com a apresentação do espetáculo infantil Contos de Quiprocó, acompanhado pela musicalidade da Companhia Trilhos, com duas sessões, às 8h e às 14h, no Teatro Sylvio Monteiro, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 51, no Centro de Nova Iguaçu. Na quarta-feira (8), ocorrerá a Mostra de Artes Visuais com a projeção do filme “Abadá Capoeira os caminhos do Mestre Camisa”, que enfatiza a trajetória da capoeira na cidade. A exibição será realizada na Escola Municipal Iramar da Costa Lima Miguel, no bairro Jardim Aymoré, às 18h30.

Na quinta-feira (9), o cenário literário será enriquecido pela apresentação do Sarau do Marçal, programado para as 10h, no Ciep 172 Nelson Rodrigues, em Comendador Soares. Este evento destaca a obra do escritor e roteirista Marçal Vianna. Já na sexta-feira (10), ocorrerá o tradicional sarau da Rede Baixada Literária, às 9h, na Escola Municipal Barão de Tinguá. No mesmo dia, às 14h, o circo marcará presença na APAE de Nova Iguaçu, com as performances dos artistas Adailzo Amorim e Danny Carrizo, do Centro Experimental Teatro e Artes (CETA).

O Festival de Artes promove a valorização da produção local e a formação de novos públicos. Neste ano, há 55 apresentações gratuitas que abrangem teatro, música, dança, literatura, artes plásticas, cinema e cultura tradicional, gerando oportunidades de trabalho e renda para os profissionais da área.

Os eventos se estenderão até 31 de outubro, focando na valorização da produção artística local e na formação de plateias, especialmente entre crianças e adolescentes das escolas do município, além de apresentações em instituições como o ESMUTI, a APAE e o CAIESP. A programação completa pode ser conferida em: novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.

Deixe um comentário