“Quando um estudante acumula mais de três ausências, estabelecemos contato com os responsáveis para compreender os motivos”, relata o diretor-geral da instituição, Fábio Nascimento Correa, que conta com a colaboração dos próprios alunos na identificação dos faltantes.
A proposta de premiação integra as ações desenvolvidas a partir da pesquisa “Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, realizada em 2023 pela Firjan SESI em parceria com o PNUD, visando reconhecer os esforços para a diminuição do abandono escolar e difundir boas práticas no enfrentamento dessa tragédia silenciosa, que amplifica desigualdades sociais e afeta a economia.
“Esta é uma das iniciativas mais significativas de nossa instituição no campo educacional. A Firjan SESI tem como objetivo contribuir para a elevação da qualidade de vida, não apenas do trabalhador da indústria, mas também da sociedade, por meio da educação. Vale ressaltar que 90% dos trabalhadores do setor industrial vêm da rede pública de ensino. Neste momento, ao anunciar e reconhecer as escolas premiadas, estamos reafirmando o compromisso com essa missão”, declarou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
As escolas contempladas eliminaram a taxa de abandono geral, que entre 2023 e 2024, foi de 5,6%. Desde 2023, ano em que a pesquisa da Firjan SESI com o PNUD foi lançada, foram implementadas diversas ações para enfrentar a questão, como cursos técnicos, de capacitação e formação profissional, entre outras iniciativas.