Alunos de Escola Municipal de Nova Iguaçu Realizam Simulado de Desocupação de Emergência para Aprender Sobre Segurança e Prevenção

O tempo necessário para que os 417 alunos e colaboradores da Escola Municipal Pera Flor, localizada em Prados Verdes, evacuassem o edifício durante um exercício de emergência realizado nesta sexta-feira (12), foi de apenas 1 minuto e 23 segundos. Esse desempenho foi considerado excepcional para o tamanho da instituição e ressalta a relevância do programa “Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação”, que vem se destacando em Nova Iguaçu.

A proposta é implementada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, em colaboração com a Secretaria de Educação e o Centro de Estudos e Pesquisa sobre Desastres da UERJ. Iniciado em 2017, o projeto já foi aplicado em 44 instituições da rede municipal, com a finalidade de mitigar riscos, capacitar alunos e profissionais para agir em situações de crise e fortalecer a resiliência das comunidades escolares.

Durante a semana, educadores e alunos participaram de oficinas, palestras, atividades recreativas e do treinamento que precedeu o exercício simulado. Para a diretora da escola, Marilda de Oliveira, a vivência proporcionou maior segurança à comunidade: “Estou convencida de que tudo o que os alunos vivenciaram nesta semana será replicado em suas casas. Se ocorrer uma situação real, já sabemos como agir”.

A coordenadora do projeto, a geógrafa Lorena Dorigo, também enfatizou a importância da prática: “Crianças e profissionais devem estar cientes e preparados para intervir de maneira segura e eficaz em situações de emergência”.

Os alunos, por sua vez, relataram uma sensação de aprendizado. Litzzy Panisset, de 11 anos, mencionou que o exercício parecia autêntico: “A fumaça parecia verdadeira, pensei que havia fogo. Irei compartilhar com meus familiares e amigos tudo o que assimilei hoje”.

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