“Foi a Mel que me escolheu. Antes, havia observado outra cadelinha muito bonita, mas quando a encontrei deitada em um canto, me olhando, não hesitei. Há dois meses, perdi um cachorrinho e isso me afetou bastante. Agora, vou ter a Mel para me receber quando voltar para casa. O amor por um animal é tudo”, relatou emocionada Letícia, abraçada ao novo membro da família.
Lançada em maio de 2023, a iniciativa de adoção já possibilitou que mais de 270 animais fossem acolhidos por novas famílias.
Para adotar um animal, é necessário preencher um formulário com informações sobre o ambiente e os cuidados que poderão ser oferecidos. Todos os animais estão vacinados e, para aqueles que têm mais de seis meses, também são castrados.
“Em menos de uma hora de campanha neste domingo, cinco animais já haviam encontrado novos lares. Isso é gratificante”, destacou o secretário municipal de Defesa e Proteção dos Animais, Marcelo Reis. “Nosso compromisso é assegurar que cada cão e gato encontre um lar verdadeiro, e por isso seguimos um processo de seleção dos adotantes”
Além das adoções, a Secretaria planeja ampliar as políticas públicas voltadas aos animais, como o registro de protetores na cidade, vacinação, testagem para a prevenção de doenças e implantação de microchips para monitoramento, garantindo que os bichinhos não retornem às ruas.
As próximas edições da campanha já têm datas definidas: dia 6 de setembro, no Top Shopping, e dia 14 de setembro, novamente no Shopping Nova Iguaçu.