“Estamos realizando esse trabalho nessa área a cada dois meses. Observamos que, com a limpeza regular, a água flui com maior agilidade. Assegurar a limpeza do Rio Botas e seus tributários é crucial para reduzir o risco de transbordamentos e os inconvenientes oriundos de chuvas intensas”, declarou o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Ferreira da Silveira.
Além do Rio Botas, a administração municipal está atuando em várias outras localidades, como o Rio das Velhas (também conhecido como Rio Guaraná), em Miguel Couto; o Cabenga, na zona de Prados Verdes; o Caioaba e o Rio Abel, em Austin, entre outros. Essa iniciativa conta com a colaboração do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que disponibilizou duas máquinas para intensificar a operação em outro segmento do Rio Botas.
“Lamentavelmente, ainda encontramos uma quantidade significativa de lixo descartado de forma irregular nos rios, como pneus, móveis, geladeiras, sofás, fogões, guarda-roupas, animais falecidos, telhas, portões e até botijões de gás. Portanto, estamos inspecionando todo o trecho do Rio Botas para identificar as áreas mais problemáticas e, se necessário, solicitar suporte ao Inea”, acrescentou o secretário.
Luciano Ayres, morador do bairro Kennedy, de 57 anos, que reside em frente ao Rio Botas, elogiou as iniciativas da Prefeitura. Ele afirma ter percebido uma grande melhoria após as últimas intervenções de limpeza.
“Durante a tempestade do dia 25 de julho, o rio chegou a transbordar, mas a água escoou rapidamente, em virtude da limpeza contínua. Eu mesmo fico vigilante para não permitir que joguem lixo ou entulho aqui. Essa conscientização é fundamental para evitar alagamentos”, afirmou.
A Prefeitura de Nova Iguaçu disponibiliza de forma gratuita o serviço de coleta domiciliar de entulhos, móveis, galhos, eletrodomésticos e materiais recicláveis. Os agendamentos podem ser realizados pelos telefones (21) 4141-4920 (retirada de eletrônicos), 0800 023 2626, 2768-9234 ou 2768-8024 (retirada de eletrodomésticos). Também é viável solicitar a coleta seletiva pelo e-mail: [email protected].