Com a triagem adequada e o suporte dos cidadãos, o que antes era resíduo transforma-se em recurso: todos os materiais recicláveis são encaminhados à CoopCarmo, cooperativa de catadores vinculada ao município. Entre os ecopontos estão a escola Municipal José de Anchieta (Austin) e o CIEP 345 (Engenho Pequeno).
“O Recicla Guandu é mais uma ação do Comitê para promover práticas sustentáveis, como a destinação apropriada de itens que podem ser reciclados. É essencial estimular a alteração de hábitos para mudar o ambiente que habitamos. Portanto, convido a comunidade a divulgar a campanha, acessando as redes sociais e o site do Comitê Guandu, pois juntos somos mais resilientes”, enfatizou a diretora de Saneamento do Comitê Guandu, Paola Oliveira.
Outra novidade vem de Japeri, que dispõe de um sistema abrangente de coleta seletiva domiciliar, de segunda a sexta, das 8h às 17h, abrangendo lares, comércios e instituições públicas. Além disso, há 38 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos nas escolas municipais, na SEMADES, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê e na sede da Cooper Japeri, que realiza a triagem e a correta destinação dos materiais recicláveis.
Para participar, entre em contato através do e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp: (21) 96547-7815.