Nova Iguaçu Lança Iniciativa para Incentivar a Leitura: Distribuição Gratuita de Livros à População

“Aprecio leituras tanto contemporâneas quanto clássicas, costumo explorar os tópicos dos livros e me aprofundar nas páginas mais cativantes. Hoje optei por essas obras para entender um pouco mais sobre a cultura e a história de Nova Iguaçu. A leitura faz parte da minha rotina e estou em busca de conhecimento. A prática de ler é fundamental, uma vez que a comunicação é a essência de tudo. Quem sabe um dia eu não me tornarei autora?”, expressou esperançosa, Rayane.

Essas iniciativas integram o Programa Municipal de Estímulo à Leitura e à Escrita, através do projeto “Livros para Voar”, estabelecido pela FENIG. A proposta visa facilitar o acesso à leitura e à escrita por meio da disseminação de obras paradidáticas, incluindo romances, biografias, poesias e ficções, entre a população de todas as idades. Somente em 2024, foram distribuídos gratuitamente 1.601 livros na cidade.

“Os livros, após serem doados e colocados nos coletores, são enviados para a FENIG, onde passam por um processo de higienização, etiquetagem e catalogação. Eles ficam disponíveis para a comunidade. É necessário que sejam entregues em bom estado, para que mais pessoas possam ler. Contamos com dez pontos de coleta, mas nossa meta é dobrar esse número para 20 totens”, assegurou a diretora técnica da FENIG, Flávia Soares.

Segundo o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, a promoção da leitura também pode ocorrer de maneira itinerante. Um projeto foi desenvolvido para que uma van leve os livros até os bairros mais afastados da cidade.

“Nosso objetivo é garantir que esses livros cheguem até a população, para que todos tenham acesso à leitura. Aspiramos alcançar crianças, jovens, adultos e idosos. Este projeto será implementado ainda este ano. A ideia é que o cidadão desenvolva o hábito de ler e possa desfrutar e conhecer livros com maior regularidade,” declarou Miguel.

A Fundação oferece 10 pontos de coleta em Nova Iguaçu, que são: Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula.

Deixe um comentário