Festival Escambau Inicia Temporada com Feira Criativa, Exposição e Vinil na Praça do Skate de Nova Iguaçu

Mais do que uma exposição, a Escambau representa um encontro entre arte, localidade e comunidade. Com mais de dez edições já concretizadas, o projeto surgiu com a finalidade de impulsionar a cena cultural regional e aproximar criadores, marcas autorais e o público. “É uma forma de ocupar os espaços públicos, fortalecer redes e mover a economia criativa de forma coletiva. A proposta é assegurar o acesso irrestrito à cultura em um ambiente acolhedor e diversificado, capaz de reunir diferentes gerações e perfis de público”, enfatiza Liz Córdova, diretora de produção do festival.

O Festival Escambau ainda realizará, ao longo de 2025, mais duas edições temáticas na Praça do Skate. Cada encontro reafirma o compromisso com a valorização de artistas, empreendedores criativos e da cultura da Baixada Fluminense, priorizando o acesso, a diversidade e o fortalecimento das redes locais.

“A Escambau sempre apostou em ocupar espaços públicos, mas, desta vez, estaremos ocupando uma praça de imenso valor histórico. A Praça do Skate de Nova Iguaçu, além de ser a primeira da América Latina, é a praça de skate mais antiga em atividade atualmente no mundo. Este espaço sempre foi um ponto de convivência, tanto pela sua localização central, que facilita o acesso, quanto por ter acolhido diversas atividades culturais ao longo da sua história”, comenta Mateus Carvalho, idealizador do evento.

O projeto é realizado pela Produtora Escambau, com o apoio da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, FENIG, Ministério da Cultura e Governo Federal, por intermédio do Edital de Fomento à Produção Cultural da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Deixe um comentário