Nova Iguaçu Lança Iniciativa para Incentivar a Leitura com Distribuição Gratuita de Livros à População

O amor pelos livros está conquistando um espaço crescente em Nova Iguaçu. Com totens posicionados em várias localidades da cidade para doação e retirada de obras, a comunidade tem acesso gratuito a publicações que informam, fascinam e reforçam a conexão com a identidade local. Um exemplo é a estudante de enfermagem Rayane Farinha de Oliveira, de 28 anos, residente em Queimados, que optou pelos títulos “DNA Nordestino de Nova Iguaçu” e “DNA Iguaçuano” em um dos dez coletores instaurados pela cidade.

 

As publicações, editadas pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), compilam textos de estudantes da rede pública e autores regionais. Um grande estímulo à leitura.

 

“Prefiro literaturas contemporâneas e clássicas. Costumo ler os resumos dos livros e me aprofundar nas partes mais cativantes. Hoje escolhi esses livros para aprender mais sobre a cultura e a história de Nova Iguaçu. A leitura é parte da minha rotina, pois busco conhecimento. É fundamental, já que a comunicação é a essência de tudo. Quem sabe um dia eu não me torne uma autora?”, expressou cheia de esperança, Rayane.

 

Essas iniciativas integram o Programa Municipal de Fomento à Leitura e à Escrita, através do projeto “Livros para Voar”, desenvolvido pela FENIG. O escopo é facilitar o acesso à leitura e à escrita com a difusão de obras paradidáticas, como romances, biografias, poesias e ficções, entre moradores de todas as idades. Somente em 2024, foram distribuídos de forma gratuita 1.601 livros na cidade.

 

“Os livros, após serem doados e colocados nos coletores, são levados à FENIG, onde passam por higienização, etiquetagem e catalogação. Eles ficam disponíveis à comunidade. Devem ser devolvidos em bom estado para que outros possam usufruir. Dispomos de dez pontos de coleta, mas nossa meta é aumentar o número de totens para 20”, assegurou a diretora técnica da FENIG, Flávia Soares.

 

Conforme o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, a promoção da leitura pode também ser realizada de maneira itinerante. Um projeto foi concebido para que uma van transporte os livros para os bairros mais afastados da cidade.

 

“Iremos garantir que esses livros cheguem até as pessoas, proporcionando acesso à leitura a todos. Almejamos alcançar crianças, jovens, adultos e idosos. Este projeto será implementado ainda este ano. O cidadão terá o hábito de ler, o prazer e a oportunidade de conhecer livros com mais frequência”, assegurou Miguel.

 

A Fundação oferece 10 locais de coleta em Nova Iguaçu, que são: Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Deixe um comentário