“Ainda há disponibilidade de vagas para novos participantes que desejam integrar este projeto. Trata-se de uma chance não somente de aprender a confeccionar uma peça de inverno, mas, principalmente, de contribuir para o bem-estar de quem mais necessita,” enfatiza a secretária da SEMAS, Elaine Medeiros.
Uma das pessoas em situação de rua que recebeu o casaco foi Indianara Leite, de 25 anos. “O casaco é suave e aquecido, ideal para as noites geladas. Ele aquece o coração,” declarou Indianara.
No CRAS Monte Verde, a oficina ocorre às segundas e terças-feiras, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. No CRAS Vila Iguassú, a produção das peças é realizada nos dois turnos, mas somente às quartas-feiras. No CRAS Estação Morro Agudo, as atividades acontecem às terças (em dois turnos) e às sextas (tarde). Já no ESMUTI, a oficina é realizada nas tardes de segunda-feira.
Para participar, os interessados devem comparecer a uma dessas unidades de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. No caso do ESMUTI, as inscrições estão abertas apenas para pessoas acima de 60 anos. Os endereços dessas localidades podem ser encontrados em www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/equipamentos.
Campanha do Agasalho e outras iniciativas
O inverno de 2025 promete ser um dos mais rigorosos dos últimos anos. Mesmo antes do início da estação, em 20 de junho, as temperaturas já indicavam que seriam baixas. Tanto que no dia 12 do mês passado, com os termômetros registrando 12º C, a Prefeitura de Nova Iguaçu organizou um Centro Humanitário de Acolhimento da Assistência Social para atender pessoas em situação de rua.
Quatro dias depois, em 16 de junho, a SEMAS deu início à “Campanha do Agasalho – 2025” para coletar roupas de inverno destinadas à população em situação de rua. As doações podem ser feitas na sede da própria secretaria e em seus centros de atendimento. A lista com os endereços também está disponível em www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/equipamentos.
Além da campanha, a SEMAS dispõe do Serviço Especializado em Abordagem Social, que é oferecido de maneira contínua, dentro do programa de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Seu propósito é a busca ativa, identificação e mapeamento de vulnerabilidades, além de atendimento, acompanhamento e intervenções na população em situação de vulnerabilidade social, principalmente para pessoas em situação de rua.
A SEMAS ainda possui o Centro Pop, situado na Avenida Governador Roberto Silveira 190, no Centro de Nova Iguaçu, em frente ao prédio do Restaurante do Povo. Este equipamento é um Centro de Referência Especializado para a População de Rua e realiza, em média, 1,2 mil atendimentos mensais. No local, os usuários podem realizar a higiene pessoal e têm a possibilidade de acolhimento, além de acessar outros serviços oferecidos.