A Prefeitura de Nova Iguaçu está fornecendo sobretudos para indivíduos em situação de vulnerabilidade. As vestimentas estão sendo produzidas por alunos das oficinas de Costura Criativa, realizadas gratuitamente em locais vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Essa ação integra o projeto “Aquece Nova Iguaçu”, destinado a oferecer maior conforto a essa parcela da população durante as noites frias.
A SEMAS pretende confeccionar entre 300 e 500 sobretudos nas próximas semanas. Para tal, uma equipe dedicada está promovendo atividades nos CRAS Monte Verde (Cerâmica), Vila Iguassú (Califórnia), Estação Morro Agudo (Comendador Soares) e no Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI).
“Ainda há vagas disponíveis para novos participantes que desejam se juntar a este projeto. Trata-se de uma ocasião não apenas para aprender a confeccionar uma peça de inverno, mas, principalmente, para ajudar aqueles que mais necessitam”, ressalta a secretária da SEMAS, Elaine Medeiros.
Uma das beneficiadas, Indianara Leite, de 25 anos, recebeu o sobretudo e comentou: “É um sobretudo macio e aquecido para as noites geladas. Ele aquece o coração”, expressou Indianara.
No CRAS Monte Verde, as oficinas acontecem às segundas e terças-feiras, com turmas na parte da manhã e na tarde. No CRAS Vila Iguassú, as confecções ocorrem nos dois turnos, mas exclusivamente nas quartas. Já no CRAS Estação Morro Agudo, as atividades são realizadas às terças (dois turnos) e sextas (tarde). Por sua vez, no ESMUTI, as oficinas são oferecidas nas tardes de segunda-feira.
Para se inscrever, os interessados devem se apresentar em uma das unidades de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h. É necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. No caso do ESMUTI, a participação é restrita a pessoas com mais de 60 anos. Os endereços desses locais podem ser consultados em www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/equipamentos.
Ação do Agasalho e outras iniciativas
Neste ano, o inverno de 2025 promete ser um dos mais rigorosos dos últimos tempos. Antes mesmo do início da estação, em 20 de junho, as temperaturas já indicavam que isso seria uma constante. No dia 12 do mês passado, quando os termômetros marcaram 12º C, a Prefeitura de Nova Iguaçu estabeleceu um Centro Humanitário de Acolhimento da Assistência Social para atender moradores de rua.
Quatro dias após essa ação, em 16 de junho, a SEMAS deu início à “Campanha do Agasalho – 2025”, com o intuito de arrecadar roupas quentes para a população em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas na sede da secretaria e em suas unidades. A lista de endereços pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/equipamentos.
Adicionalmente, a SEMAS dispõe do Serviço Especializado em Abordagem Social, oferecido de maneira contínua dentro do programa de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Seu propósito é a busca ativa, identificação e mapeamento de vulnerabilidades, atendimento e intervenções para a população em situação de vulnerabilidade social, com ênfase em moradores de rua.
O Centro Pop da SEMAS, localizado na Avenida Governador Roberto Silveira 190, no Centro de Nova Iguaçu, em frente ao prédio do Restaurante do Povo, também desempenha um papel importante. Este Centro de Referência Especializado para População de Rua realiza, em média, 1.200 atendimentos mensais, proporcionando aos usuários condições para higiene pessoal, acolhimento e acesso a outros serviços oferecidos.