“Às três horas da manhã, alguém chamava o outro para correr com as garrafas. Havia mais de 100 espalhadas pelo quintal, e nós as recolhíamos para armazenar. A água chegava aos poucos, mas era o que tínhamos. Hoje podemos nos deitar e dormir em paz. Com a Tarifa Social, pago um valor que se ajusta ao meu orçamento, tenho meu comprovante de residência, e isso me confere dignidade. Sempre vi meus pais pagando pela água, e creio que, quando o serviço funciona, é razoável pagar por isso”, relatou.
No bairro, além das intervenções, a concessionária realiza atendimento móvel aos residentes, complementando o serviço disponível nas lojas comerciais da companhia. De casa em casa, agentes de saneamento reconhecem e orientam as necessidades para regularizar o acesso ao sistema de água, como instalação e extensão de redes, substituição de medidores, inspeções, renegociação de dívidas, inscrição na Tarifa Social, dentre outros serviços.
Para Felipe Esteves, diretor-executivo da Águas do Rio, esta entrega simboliza muito mais do que uma simples obra de infraestrutura.
“Estamos abordando qualidade de vida, saúde, dignidade. É um bairro que, durante muitos anos, conviveu com a falta e, hoje, recebe um serviço essencial de maneira contínua. Essa transformação só é viável com investimentos, escuta atenta e colaboração em equipe,” afirmou.