O total de atendimentos de emergência a crianças com síndrome respiratória aguda — como gripe, bronquiolite e pneumonia, entre outras condições — apresentou um aumento de 180% no Hospital Geral de Nova Iguaçu apenas nos quatro primeiros meses deste ano. Entre janeiro e abril de 2024, a unidade de saúde registrou 291 atendimentos relacionados a esse tipo de síndrome, enquanto no mesmo intervalo de 2025 foram contabilizados 815 casos. A mesma tendência pode ser observada nas Upas municipais.
A ampliação do público-alvo da campanha de vacinação é uma medida para assegurar que a população se proteja contra a gripe, especialmente nesta época do ano, quando os casos de doenças respiratórias tendem a crescer. Até a última sexta-feira, 23 mil das 232 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde para esta fase atual de vacinação foram imunizadas em Nova Iguaçu.
No total, 62 unidades de saúde estarão funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para garantir a vacinação da população. As exceções são o Centro de Saúde Vasco Barcelos e a Policlínica do Shopping Nova Iguaçu, que também atendem aos sábados e domingos, das 8h às 16h e das 8h às 20h, respectivamente. Outra alternativa para a imunização é o Ônibus da Saúde, que, nesta primeira semana de ampliação do público-alvo, estará no bairro de Cabuçu na quinta-feira (22) e em Botafogo no sábado (24).
Para receber a vacina, basta comparecer à unidade de saúde com o cartão do SUS ou CPF e a caderneta de vacinação. Indivíduos com sintomas gripais devem aguardar a melhora em seu quadro de saúde antes de buscar a imunização. A lista com as unidades de saúde pode ser acessada em: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/rotina/