A Administração Municipal de Nova Iguaçu está com inscrições abertas para a formação de mais duas turmas da Brigada Florestal Voluntária. Para se inscrever no curso, é simples: visite www.novaiguacu.rj.gov.br/semam/cursos e registre-se gratuitamente até o dia 26 de maio. Os escolhidos receberão treinamento para atuar no combate a incêndios florestais.
As vagas são prioritariamente destinadas a residentes de Nova Iguaçu com idade mínima de 18 anos, que não apresentem restrições de saúde para a prática de atividades físicas e que estejam em boa condição aeróbica. Os selecionados participarão de dois dias de formação conforme a programação estabelecida.
A parte teórica será realizada no auditório da Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), abordando os principais princípios das ações de prevenção e resposta aos incêndios florestais. O módulo prático envolverá a exploração do território da Serra do Vulcão e a simulação de combate ao fogo na localidade. As aulas estão previstas para os dias 5 e 6 (primeira turma) e 10 e 11 de junho.
Somente no primeiro trimestre deste ano, foram registrados seis incêndios florestais em Nova Iguaçu, totalizando 28,77 hectares devastados. Metade das ocorrências ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) Tinguá, a mais atingida pelas chamas, com 14,8 hectares consumidos pelo fogo. As APAs de Jaceruba (7,52 hectares) e Gericinó-Mendanha (6,45 hectares) também sofreram com os incêndios nos primeiros três meses de 2025.
Os prejuízos poderiam ter sido ainda mais significativos se não fosse a atuação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), através da Brigada Florestal Voluntária, uma colaboração entre as secretarias municipais de Defesa Civil (SMDC) e de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM). As atividades são coordenadas pela Guarda Municipal Ambiental (GAM).