“Estamos na terceira edição da Corrida Divertida e a cada ano o público cresce. Nosso propósito é proporcionar informação e orientação sobre o TEA às pessoas, além de oferecer às crianças um momento de lazer repleto de atividades lúdicas, interação e entretenimento”, detalha a coordenadora da Educação Especial de Nova Iguaçu, Nathália Araujo de Sá.
A Corrida Divertida ocorreu em um percurso de 400 metros na Avenida Luz, onde pais e filhos puderam vivenciar a experiência de correr juntos. Esse foi o caso de Luca Borges, de 15 anos, que competiu ao lado da mãe, a assistente administrativa Amanda Borges, de 44 anos.
“Esse tipo de evento é extremamente significativo, pois promove conscientização e conhecimento sobre o desconhecido. Muitas pessoas têm preconceito por não entenderem o tema. É necessário perceber que cada ser humano é singular e possui suas particularidades, mas pode atingir grandes conquistas,” afirma Amanda.
Por um longo período, Amanda e seu esposo, Fábio Diniz de Freitas, de 47 anos, pai de Luca, mantiveram o filho em instituições de ensino privadas em Nova Iguaçu. Há três anos, o casal optou por transferi-lo para a E. M. Monteiro Lobato.
“A escola pública nos ofereceu um suporte que nenhuma escola particular conseguiu fornecer. Na E. M. Monteiro Lobato, nosso filho recebe todo o apoio necessário com mediadora, excelentes professores, conteúdo de fácil adaptação e uma sala de recursos,” afirma Fábio.
Além da corrida para crianças com TEA, os participantes presentes puderam se engajar em uma caminhada de um quilômetro pelas ruas do bairro da Luz. O intuito foi sensibilizar moradores e comerciantes da localidade sobre a causa.
O evento também contou com a oferta de serviços da prefeitura, como a busca ativa para atualização e inscrição no CadÚnico, vacinação, atendimento médico e odontológico, realização de testes rápidos, entre outros. Profissionais de educação física, saúde, pedagogos e terapeutas do setor privado também proporcionaram diversos atendimentos durante a ação.