Nova Iguaçu Abre Inscrições para Formação de Novos Brigadistas Voluntários

O componente teórico será desenvolvido no auditório da Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação, e abordará os principais conceitos nas ações de prevenção e resposta aos incêndios florestais. O módulo prático consistirá na exploração do território da Serra do Vulcão e na simulação de combate às chamas naquela área. As aulas estão agendadas para os dias 28 e 29 deste mês.

Somente no primeiro trimestre deste ano, foram registrados seis atendimentos relacionados a incêndios florestais em Nova Iguaçu, resultando em 28,77 hectares consumidos pelo fogo. Metade das ocorrências ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) Tinguá, a mais impactada pelas chamas, com 14,8 hectares devastados. As APAS de Jaceruba (7,52 hectares) e Gericinó-Mendanha (6,45 hectares) também foram afetadas pelas queimadas nos três primeiros meses de 2025.

Os prejuízos poderiam ter sido ainda mais significativos se não fosse a intervenção do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), por meio da Brigada Florestal Voluntária, uma colaboração entre as secretarias municipais de Defesa Civil (SMDC) e de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM). As operações são dirigidas pela Guarda Municipal Ambiental (GAM).

Deixe um comentário