A educação ambiental recebeu um impulso nas instituições da rede municipal de Nova Iguaçu. Iniciou-se nesta sexta-feira (11) a distribuição de publicações que discutem assuntos como alterações climáticas e conservação da biodiversidade, realizada por meio do projeto Coral Vivo – uma colaboração entre a Petrobras, o Instituto Coral Vivo e o Instituto do Conhecimento Verde (ICV), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.
A entrega simbólica ocorreu durante um encontro com diretoras de creches e instituições de Educação Infantil do município. As obras foram elaboradas em linguagem acessível para estimular a consciência ambiental das crianças desde a tenra idade. São cinco títulos literários que fazem parte do projeto Incentivo à Leitura. As publicações são compatíveis com a Agenda 2030 da ONU e as novas diretrizes curriculares obrigatórias nas escolas brasileiras.
“Esses livros integrarão as salas e espaços de leitura de nossas instituições escolares. Esses cinco títulos literários tratam diretamente dos desafios ambientais contemporâneos. A presença dessas obras nas escolas irá potencializar o desenvolvimento dos alunos em temas pertinentes à nossa cidade, nosso estado e nosso país”, afirmou a secretária de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha.
A coordenadora do projeto em Nova Iguaçu, Andressa Barroso, enfatizou a relevância da iniciativa. “Os docentes poderão explorar essas histórias com ênfase na conscientização planetária, considerando pequenas ações e ideias. Esta entrega é um marco. Temos plena consciência de que muitas crianças serão beneficiadas por meio dessas publicações”, comentou.
Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nova Iguaçu estiveram presentes no evento de lançamento das obras, ocorrido na noite da última quinta-feira (10) no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro. “Foi emocionante receber os livros das mãos das autoras e ilustradoras. Buscamos encantar nossos alunos com essas maravilhas que combinam ciência e literatura”, concluiu Andressa.