O artesanato de Nova Iguaçu estará novamente em evidência na Rio Artes Manuais, que acontece no centro de convenções ExpoMag, localizado na Cidade Nova. De quarta-feira (9) até o dia 13 de abril, o estande da Prefeitura de Nova Iguaçu, coordenado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), contará com a participação de 15 profissionais do Programa Municipal de Artesanato. Esta será a quarta participação consecutiva do município, um dos pioneiros com estande representativo no evento.
O espaço exibirá o talento e a excelência dos produtos elaborados com diversas técnicas, abrangendo cerâmica, costura criativa, crochê, marcenaria, bordados, encadernação, macramê e pintura. Além disso, 45 artesãos registrados no Programa participarão em uma caravana da Fenig, visitando o evento no dia 10 de abril, a partir das 9h.
“Os profissionais do Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu estão constantemente presentes na Rio Artes Manuais, atuando de maneira bastante dinâmica, expondo e comercializando seus artigos no estande da cidade, bem como participando de diversas oficinas e palestras. Este é um evento que evidencia a força do Artesanato de Nova Iguaçu tanto em nosso município quanto fora dele”, declara o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.
Tânia Regina Pereira Braga, artesã inscrita na Fenig desde 2020, superou um acidente que a deixou em uma cadeira de rodas, demonstrando que não existem limitações que a impeçam de realizar seus sonhos por meio do artesanato. “Criei a marca Arte da Praia, com peças inspiradas no mar. Participo de feiras e, hoje, sigo com muito carinho levando a energia do mar para os lares daqueles que adquirem meu trabalho artesanal”, ressalta Tânia, dedicada à arte decorativa.
A marcenaria também receberá destaque no estande de Nova Iguaçu. Luiz Alberto, um aposentado, encontrou no artesanato uma nova ocupação. Ele confecciona peças em madeira, principalmente relógios, com uma abordagem inovadora e inspirada tanto no tradicional quanto em elementos inusitados, como um relógio que remete à pintura Abaporu, de Tarsila do Amaral. “Identifiquei-me com o artesanato e hoje amo o que faço; não encaro isso como um passatempo, mas como um prazer em esculpir, pintar e criar peças diferentes a cada dia”, enfatiza Luiz Alberto dos Santos Ferreira.
Entre os diversos artesãos que representarão Nova Iguaçu em seu estande, Fabiana Santos traz a criatividade e o bom humor através de bonecos de cabaça para a Rio Artes Manuais, demonstrando que o artesanato do município possui uma variedade encantadora de técnicas voltadas ao público desse segmento da Economia Criativa.
O estande de artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu/Fenig na Rio Artes Manuais estará aberto de 9 a 13 de abril, das 10h às 21h, e no domingo, até às 17h, no ExpoMag – Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova – Rio de Janeiro.