A administração municipal de Nova Iguaçu decidiu suspender as aulas presenciais nesta sexta-feira (4), nos períodos da tarde e da noite, nas instituições de ensino da rede pública, em razão da previsão de chuvas intensas. As atividades letivas serão realizadas de forma remota. A escolha foi feita pelo prefeito Dudu Reina na noite de quinta-feira (3), após uma reunião com membros de seu secretariado. A iniciativa tem como objetivo assegurar a segurança da comunidade, diminuindo o fluxo de pessoas nas ruas.
As aulas da manhã ocorrerão normalmente, enquanto os alunos dos turnos à tarde e à noite participarão de atividades à distância. Educadores destes períodos também estarão isentos de suas obrigações presenciais. As escolas que funcionam como centros de apoio em situações de chuvas severas permanecerão abertas para atender a população.
A administração municipal ainda informou que equipes das secretarias de Defesa Civil, Ordem Pública, Assistência Social e Meio Ambiente estarão disponíveis para fornecer assistência imediata nas áreas com maior expectativa de chuvas. A Defesa Civil manterá a vigilância da situação ao longo do dia.
A Defesa Civil utiliza o serviço Cell Broadcast, que transmite alertas sonoros diretamente para os celulares, em tempo real, direcionados a regiões específicas da cidade com instruções e avisos sobre as condições climáticas. Além disso, o SMS proporciona informações sobre o status atual do clima na cidade. O intuito é manter a população informada sobre possíveis riscos em face das chuvas.
Para se registrar, o morador pode enviar de forma gratuita uma mensagem de texto para o número 40199 com seu CEP e, assim, começará a receber os alertas. Em situações de emergência, a Defesa Civil recomenda que a população entre em contato pelos números 199 / 3779-0660 / 98160-9740.