O acervo do banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) encontra-se abaixo do nível ideal, e a instituição está convidando a comunidade a realizar doações de sangue. O intuito é assegurar o suprimento do hemonúcleo durante o Carnaval, garantindo que o hospital, uma emergência com atendimento contínuo, esteja apto a atender pacientes, especialmente aqueles com traumas ou doenças que necessitam de transfusões.
Todos os tipos sanguíneos são essenciais, com uma necessidade mais urgente para O-, que é considerado universal, e O+. Durante a semana de Carnaval, o hemonúcleo funcionará normalmente, de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
O diretor-geral da instituição, Ulisses Melo, fez um apelo à população para que todos visitem o HGNI antes de aproveitar o carnaval e contribuam para salvar o maior número possível de vidas.
“O hospital necessita de doações de sangue. Nosso hemonúcleo estará em pleno funcionamento durante o feriado para que os doadores venham e nos ajudem a manter o estoque adequado e preparado para emergências. Contamos com o apoio da população para que façam suas doações antes de desfrutar do Carnaval”, esclareceu.
Transporte gratuito para grupos de doadores
Com o intuito de facilitar a doação, o banco de sangue disponibiliza transporte gratuito para grupos de 4 a 15 indivíduos. O serviço abrange moradores de Nova Iguaçu e cidades circunvizinhas. Os interessados devem entrar em contato com pelo menos três dias de antecedência à data estipulada para a doação, pelo número (21) 99695-7470, para formalizar a solicitação.
Principais critérios para doação de sangue
– Apresentar documento de identidade com foto;
– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que aqueles com mais de 60 anos devem ter feito doação anteriormente;
– Estar em boas condições de saúde;
– Pesar mais de 50 kg;
– É desaconselhada a doação para quem consumiu bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
– Não é necessário estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas três horas que precedem a doação;
– Aqueles que apresentaram sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar dez dias após o término do tratamento;
– Pessoas vacinadas devem esperar até 48 horas para realizar a doação;
– Quem se submeteu a tatuagens ou piercings deve esperar até 12 meses para doar, exceto para piercings na língua ou regiões genitais, que poderão doar um ano após a remoção;
– Diabéticos devem ter a glicose controlada e não serem usuários de insulina;
– Quem realizou endoscopia ou colonoscopia deve esperar seis meses;
– Não possuir doença de Chagas ou infecções sexualmente transmissíveis.
Para mais detalhes sobre como realizar a sua doação, acesse a página: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/doesangue/