Cerca de 57% das admissões na UTI Neonatal da unidade são de recém-nascidos prematuros. A médica responsável pelo setor, Joicielle Valente, que é mãe de uma criança que nasceu prematura, ressalta a responsabilidade envolvida na assistência a esses bebês.
“O prematuro requer cuidados diferenciados para prevenir complicações e se desenvolver da melhor maneira possível. Eles são verdadeiros lutadores, batalhando pela vida e merecendo todo o acolhimento da equipe multidisciplinar”, destaca Joicielle.
Uma das inovações da maternidade é a sessão de fotos newborn, e neste mês, os prematuros participaram das imagens, sob a supervisão das equipes médicas. Os pequenos foram vestidos como Batman, Mulher Maravilha, Flash e Super-Homem, e as fotografias serão entregues aos seus familiares como uma recordação da força que demonstraram para enfrentar a internação.
As “Mães de UTI” também se envolveram nas atividades de conscientização em relação ao Novembro Roxo. Uma delas, Maria Isabel de Souza, de 20 anos, é mãe de Helena, que nasceu com 27 semanas de gestação, medindo 33 cm e pesando 1,02 kg.
“Ver minha filha bem, se desenvolvendo, me enche de felicidade e sou muito grata a Deus e a todos os profissionais que cuidam dela aqui, como se fosse filha deles”, explica ela, celebrando o progresso da saúde de Maria.
Thais Ribeiro de Araújo, de 27 anos, também acompanha a recuperação de seu filho Miguel, que nasceu com 28 semanas, medindo 33 cm e pesando 725 g. Ver seu filho vestido como Batman foi uma experiência emocionante, segundo a mãe, que aguarda ansiosamente a alta do filho.
“Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Eu o vi tão pequeno e magrinho, mas agora, graças a Deus, ele teve uma boa evolução. Então, a palavra que melhor revela meu sentimento é gratidão. Ele é meu super-herói forte”, compartilha emocionada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um recém-nascido é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de gestação, necessitando de cuidados especiais para ganhar peso e tratar eventuais complicações de saúde.