Escola Municipal de Nova Iguaçu Recebe Reconhecimento por Excelência em Alfabetização

De acordo com informações do IBGE, a taxa de letramento no Brasil alcançou 93% em 2022. Entretanto, ainda persistem 11,4 milhões de indivíduos com 15 anos ou mais que não conseguem ler e redigir uma mensagem simples. É diante dessa realidade que a Escola Maria Eliondas implementa práticas inovadoras, como oficinas de leitura e atividades recreativas que envolvem estudantes e suas famílias no processo educacional.

A educadora Fernanda Maria Sales Ramos, que coordenou o projeto, esclarece: “Nosso propósito era não apenas alfabetizar, mas também estabelecer um ambiente onde as crianças se apaixonassem pela leitura. Nos esforçamos para que elas se sentissem capacitadas a criar suas próprias narrativas e expressar suas individualidades”.

O projeto não somente conquistou o primeiro lugar na fase regional, mas também tem promovido mudanças significativas na vida das pessoas. “A intenção é que, ao aprimorarem suas competências de leitura e escrita, eles possam acreditar em seus sonhos e modificar suas realidades”, acrescenta Fernanda.

Clarice Ribeiro da Costa, diretora-geral da instituição, enfatiza o comprometimento constante da equipe: “A nossa escola possui um perfil alfabetizador que é parte da nossa essência. Tudo o que a criança assimila aqui, ela carrega para a vida. É emocionante observar famílias reconhecendo esse esforço, realizando um sonho que não puderam vivenciar no passado. Dedicamos nosso tempo e energia para garantir que a alfabetização ocorra de fato e transforme vidas”.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha, também comemorou o prestígio da escola. “A leitura e a escrita possibilitam o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes que impactam de forma positiva a trajetória escolar de cada estudante da rede municipal. Este prêmio simboliza o resultado das políticas públicas municipais de Nova Iguaçu desde a primeira infância em relação à alfabetização”.

Para Gabriely Gomes de Sant’Ana, diretora-adjunta, cada sorriso ao observar uma criança decifrando suas primeiras palavras é uma conquista: “Acreditamos que todos têm direito ao aprendizado e é essa a meta que perseguimos diariamente: construir uma sociedade mais justa e letrada, onde todos saibam ler, escrever e se expressar”.

André Lucas Costa, de 6 anos, aluno do 1º ano, representa esse esforço: “Quando estou em casa, aprecio ler histórias para o meu irmão. Eu conheço a narrativa do canguru e tenho muitos livros em casa, como os da Turma da Mônica. Ler é muito importante”, disse ele com entusiasmo.

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