Prematuros do Hospital Iguassú Vestem Fantasias de Super-Heróis em Comovente Homenagem à Luta Pela Vida

Os recém-nascidos prematuros hospedados no Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, foram vestidos de super-heróis para representar a sua luta pela vida desde o nascimento antecipado. Esta atividade integrou as celebrações do Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, sendo que o Dia Mundial foi comemorado em 17 de novembro.

De janeiro a outubro deste ano, a maternidade registrou 320 nascimentos de prematuros. Nos primeiros quatro meses, ocorreram 44 no antigo Mariana Bulhões. Os outros 276 nascimentos foram realizados no Hospital Iguassú, que foi reinaugurado pela Prefeitura de Nova Iguaçu em abril.

Cerca de 57% das internações na UTI Neonatal da unidade são de bebês prematuros. A médica responsável pelo departamento, Joicielle Valente, que é mãe de uma criança que nasceu prematuramente, destaca a importância de proporcionar cuidados a esses recém-nascidos.

“Os prematuros precisam de um atendimento especializado para prevenir complicações e se desenvolver da melhor maneira possível. Eles são verdadeiros guerreiros, lutam pela vida e merecem todo o apoio da equipe multidisciplinar”, afirma Joicielle.

Uma das inovações na maternidade é o ensaio newborn, e neste mês, os prematuros participaram das fotos, sob a supervisão das equipes médicas. Os pequenos foram caracterizados como Batman, Mulher Maravilha, Flash e Super-Homem, e as imagens serão entregues aos seus familiares como recordação da coragem demonstrada durante a internação.

As “Mães de UTI” também se envolveram nas atividades de conscientização relacionadas ao Novembro Roxo. Uma delas, Maria Isabel de Souza, de 20 anos, é mãe de Helena, que nasceu com 27 semanas de gestação, medindo 33 cm e pesando 1,02 kg.

“Ver minha filha bem e se desenvolvendo me traz felicidade e imensa gratidão a Deus e a todos os colaboradores que cuidam da minha bebê, tratando-a como se fosse sua filha”, relata, celebrando a evolução da saúde de Maria.

Thais Ribeiro de Araújo, de 27 anos, também acompanha a recuperação de seu filho Miguel, que nasceu com 28 semanas, medindo 33 cm e pesando 725 g. A imagem do filho vestido como Batman foi uma grande emoção para a mãe, que aguarda ansiosamente a alta do menino.

“Não consigo encontrar palavras para descrever o que estou sentindo. Eu o vi muito pequeno e frágil, mas agora, graças a Deus, sua evolução tem sido boa. Então, o que sinto é gratidão. Ele é meu super-herói forte”, compartilha, emocionada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um bebê é considerado prematuro ao nascer antes das 37 semanas de gestação, necessitando de cuidados específicos para ganhar peso e tratar eventuais complicações de saúde.

Deixe um comentário