Depois da execução de diversas obras grafitadas inspiradas na história de Nova Iguaçu nas paredes marginais da Via Light e nas fundações do Viaduto Padre João Musch, o projeto “Arte Urbana”, promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, avança para os muros localizados em frente ao Shopping Nova Iguaçu. Agora, além de cumprir a meta de revitalizar manchetadas e muros com anúncios irregulares, que afetavam de forma negativa a estética urbana do município, o “Arte Urbana” inicia uma nova etapa, incorporando também artes conceituais que refletem aspectos culturais e ambientais da cidade.
David Smith, o coordenador do projeto – que teve início em junho de 2023 com murais padronizados, visando apenas coibir pichações e anúncios irregulares – sublinhou o efeito desta nova proposta visual para a cidade. “Estamos começando a Fase Dois do projeto. O novo foco consiste na criação de painéis que apresentem um pouco da nossa fauna e da nossa cidadania. Almejamos avançar nesta temática para que possamos gerar um impacto estético e conceitual na cidade”.
Smith também destacou a importância do ‘Arte Urbana’ para valorizar as contribuições culturais e artísticas dos moradores de Nova Iguaçu. “Nesta fase atual, buscamos incluir novos artistas locais na equipe, permitindo que eles possam colaborar como voluntários na comunicação dessa mudança na estética visual da cidade por meio das pinturas nas paredes, além de valorizar e promover o trabalho desenvolvido por eles”.
Cerca de cinco mil metros quadrados de muros já foram reabilitados na área central do município ao longo destes 18 meses de projeto. Após a conclusão das intervenções nas paredes próximas ao Shopping, a equipe pretende trabalhar no Viaduto Dom Adriano Hipólito seguindo a mesma proposta estética.